Com muita tristeza, a Academia Nacional de Engenharia (ANE) comunica o falecimento do Acadêmico Jerzy Lepecki, aos 94 anos. Lepecky morreu na madrugada desta segunda, 3 de julho, após 10 dias no hospital. O velório será nesta terça, dia 4, das 9 às 11h30, no Cemitério Memorial do Carmo, Capela 7, no Caju, no Rio de Janeiro.

No ano passado, Lepecki foi homenageado na passagem dos 48 anos de fundação do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), instituição da qual foi um dos fundadores e diretor geral, e também pela Academia com uma placa de agradecimento pelos serviços prestados à entidade.

Trajetória
Jerzy Lepecki chegou ao Brasil em 1939, aos 10 anos de idade. Veio com a família em busca de uma nova vida longe da guerra. Inicialmente, os Lepecki foram para Curitiba (PR) onde havia uma grande concentração de imigrantes poloneses e depois para Belo Horizonte (MG), onde a família reconstruiu a vida. Na capital mineira se formou em Engenharia Civil pela UFMG e iniciou a carreira de engenheiro como estagiário das Centrais Elétricas de Minas Gerais (Cemig). Fez três especializações nos Estados Unidos. Na Cemig, Lepecki chegou à chefia do Setor de Cálculos Elétricos e Planejamento do Sistema.

Em outubro do ano passado, Lepecki recebeu das mãos do então presidente da ANE, Francis Bogossian, uma placa de agradecimento pelos serviços prestados à Academia

Ao sair da companhia, Lepecki fundou uma empresa de construção de redes de distribuição e outra de projetos de instalações de energia elétrica em alta tensão. Mais tarde trabalhou nas Centrais Elétricas do Pará (Celpa), onde exerceu os cargos de Diretor Técnico e Presidente. Posteriormente, assumiu, em sequência, as funções de Diretor de Operações, Diretor Técnico e Membro do Conselho das Centrais Elétricas de São Paulo (Cesp). .

Fora das atividades puramente profissionais, engenheiro Lepecki atuou em organizações técnicas nacionais e internacionais. Em particular teve bastante atuação no CIGRÉ – Conseil International de Grands Reseaux Electriques, instituição internacional com sede em Paris. Foi presidente do Comitê Nacional Brasileiro do CIGRÉ e posteriormente presidente do CIGRÉ internacional. Publicou também vários artigos técnicos em revistas nacionais e internacionais.

Títulos
Ao longo de sua carreira recebeu diversas condecorações como Fellow do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE), Membro Honorário do Conseil International des Grands Reseaux Electriques-CIGRÉ e CIGRÉ-Brasil, Centenial Medal do IEEE, Medalha de Mérito Santos Dumont (Aeronáutica), Ordem do Mérito Científico (Comendador), Medalha da Vitória (ex-combatentes poloneses no Brasil), Cruz de Ouro da Ordem de Mérito (Governo polonês).