É com pesar que a Academia Nacional de Engenharia (ANE) comunica o falecimento do Acadêmico Antônio Oliveira Santos na manhã deste sábado, 5, aos 97 anos. Ele estava internado em um hospital em Botafogo, no Rio de Janeiro, e morreu em decorrência de complicações de uma pneumonia. Antônio Oliveira Santos era membro da Academia desde sua fundação em 1991.

Presidente de honra da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC), Antônio Oliveira era natural de Vitória, no Espírito Santo. Formou-se em Engenharia Civil e Elétrica pela antiga Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, hoje Escola Politécnica da UFRJ, e começou sua carreira na Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda. Ocupou o cargo de diretor da Cia. de Ferro e Aço de Vitória e de superintendente da Estrada de Ferro Vitória/Minas, da Vale do Rio Doce.

Em 1956, iniciou suas atividades no ramo do comércio atacadista e varejista de materiais de construção. Em 1968, assumiu a presidência da Federação do Comércio do Estado do Espírito Santo. Presidiu a Confederação Nacional do Comércio (CNC), além dos Conselhos Nacionais do Serviço Social do Comércio (SESC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Foi professor titular de Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Exerceu ainda os cargos de membro do Conselho Monetário Nacional, de diretor técnico da Excelsa – Centrais Elétricas do Espírito Santo – e membro do Conselho de Administração da Aracruz Celulose. Participou de missões ao exterior, integrando comitivas chefiadas pelos Presidentes da República à França, Japão, China, Alemanha, Portugal, entre outras. Representou a CNC em comitivas chefiadas por Ministros de Estados ao Oriente Médio, China e Argélia.

Ao longo da carreira recebeu diversos títulos e comendas, como o Grau de Comendador, da Presidência da República e do Tribunal Superior do Trabalho, ambos em 1981; a Medalha do Mérito do Comercial de Pernambuco, em 1983, de Brasília, em 1985, e do Amazonas, em 1995; o Diploma Mérito Mauá, do Ministério dos Transportes, em 2006; o Grande-Colar do Mérito do Tribunal de Contas da União, em 2008; e a Medalha ao Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados, em 2015; entre outros.