A Academia Nacional de Engenharia (ANE) expressa condolências pelo falecimento, neste domingo (20/08), do Acadêmico Abraham Alcaim. O funeral acontecerá amanhã, 21 de agosto, Às 11 horas, na Avenida Monsenhor Manoel Gomes,307 – Caju (Penitência- CAJU), Rio de Janeiro,

O Acadêmico era natural de Belém do Pará e morava no Rio desde 1970. Graduado em engenharia elétrica pela PUC-Rio, onde fez também o mestrado na área de processamento de voz, o engenheiro trabalhou como cientista visitante do Centro Científico Rio da IBM Brasil e do Centre National d’Études des Télécommunications (CNET – França). Foi assessor técnico científico da Faperj e consultor da Capes.

Como professor da PUC-Rio criou a cadeira de processamento de imagens. Foi co-autor dos livros “Fundamentos do Processamento de Sinais de Voz e Imagem” e “Princípios de Comunicações”. Trabalhou no  Centro de Estudos em Telecomunicações da Pontifícia Universidade Católica (CETUC-PUC/Rio),Publicou numerosos artigos em conferências e revistas internacionais e coordenou e presidiu diversos simpósios e congressos como o Programa Técnico dos Simpósios Internacionais de Telecomunicações SBT/IEEE de 1990 e 1994 – ITS’90 e ITS’94, e a Conferência Global de Telecomunicações IEEE de 1999 realizados no Rio de Janeiro,entre outros.

Em 2013 fez um curso de Pintura a Óleo sobre Tela e passou a destinar parte do seu tempo ao novo hobby que aos poucos ficou mais sério. Como artista plástico expôs em várias galerias virtuais e na Mostra PUC-Rio, entre outros.