Virgínia Sampaio Teixeira Ciminelli

Posse: 2013
Cadeira: 82
Patrono: Francisco Saturnino Rodrigues de Brito

Formada em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com mestrado em engenharia metalúrgica e de minas. Nos Estados Unidos, doutorou-se na Universidade do Estado da Pensilvânia (Penn State). Ao longo da sua carreira, tem liderado parcerias com um grande número de instituições no Brasil e no exterior, estabelecendo redes multidisciplinares de pesquisadores, em colaboração com a indústria e programas de desenvolvimento territorial.

Suas pesquisas buscam – através da aplicação de modelagem termodinâmica e cinética, aliada ao uso de técnicas espectroscópicas e de microscopia eletrônica –  desenvolver uma compreensão mecanicista das reações sólido-líquido relevantes em hidrometalurgia e na proteção ambiental. Entre as distinções recebidas, destacam-se o grau de Comendadora (2010) e de Grã-Cruz (2018) da Ordem Nacional do Mérito Científico, o GEMS Alumni Achievement Award da Penn State (2004), e o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia (2011).

É membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Mundial de Ciências (TWAS, na sigla em inglês) e é também membro estrangeiro da Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos (NAE, na sigla em inglês).