Carreira dedicada ao ensino e à pesquisa

Vahan Agopyan nasceu em Istambul, na Turquia, e mudou-se para o Brasil ainda criança. A curiosidade aguçada e o interesse em descobrir como tudo funcionava fizeram da Engenharia uma escolha natural na hora de optar por uma profissão. “Sempre tive curiosidade de fazer as coisas e a Engenharia tem isso, então pensar em fazer científico para Engenharia em Ciências Exatas foi uma escolha natural”, lembra.

Formado em engenharia civil (1974), e mestre em Engenharia Urbana e de Construções Civis (1978) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), concluiu o doutorado em Londres, pela University of London King´s College (1982) e regressou ao país para assumir compromissos com a vida acadêmica.

Atualmente, é Professor Titular de Materiais e Componentes de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, onde também ocupa o cargo de  Reitor da instituição, e Conselheiro do Instituto de Engenharia (IE), do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável e de outras instituições (CBCS). Foi Pró-Reitor de Pós-Graduação da USP, Diretor da Escola Politécnica da USP, Diretor Presidente e conselheiro do IPT, Vice Presidente e conselheiro do International Council for Research and Innovation in Building and Construction (CIB), representante de área na CAPES, e como tal, membro do Conselho Superior da Agência, Coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria do Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Presidente do Conselho Superior do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (da FAPESP).

Tem experiência na área de Construção Civil, com ênfase em Materiais e Componentes, atuando principalmente com materiais reforçados com fibras. Mais recentemente, dedica-se aos estudos da qualidade e sustentabilidade da Construção Civil. É Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, Eminente Engenheiro do Ano, Personalidade da Tecnologia, Cidadão Paulistano, membro da API – Academia Panamericana de Ingenieria (APPI).

Pesquisador nato, orientou dezenas de teses de mestrado e doutorado e tem artigos publicados nos mais respeitados anais de congressos e nas mais importantes revistas de engenharia do mundo.

Currículo (.pdf)