Paulo Bancovsky (Membro Fundador)

Posse: 1991
Cadeira: 68
Patrono: Fellipe dos Santos Reis

Oficial de artilharia, formado em Engenharia Civil pela antiga Universidade do Estado da Guanabara, atual universidade do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Bancovsky sempre foi um inovador. Ex-aluno do Colégio Pedro II, sobrinho de Hilmar Medeiros Silva (também membro da ANE), descobriu cedo a vocação pela engenharia. Aos 14 anos, disse que já sabia que seria engenheiro.

“Sempre tive uma percepção dos fatos e da vida sob a ótica da construção. A engenharia existe porque temos a necessidade de construir coisas e é preciso também uma razão que fundamente a necessidade humana”, filosofa Bancovsky, que sempre buscou o conhecimento e por conta disso, estudou assuntos diversos como filosofia, economia, ciências e política. Aos 23 anos foi diretor de um partido democrático.

É fundador Pioneiro da Academia Nacional de Engenharia onde exerceu as funções de secretário executivo geral, vice-presidente, presidente e conselheiro. Foi também conselheiro do Clube de Engenharia (7 mandados) e representante do Instituto de Engenharia de São Paulo na Febrae. Executou diversas obras como o edifício da fábrica da Faet (1968 – 1972) – considerado como grande obra de contenção de encostas e ao mesmo tempo uma estrutura que comporta uma fábrica de sete andares.

Iniciou o contato com o Instituto do Açúcar e do Álcool para monitoramento remoto das safras por sensoriamento remoto aerotransportado (Spectral data Corporate – 1977); representou diversas empresas norte americanas de alta tecnologia; foi coordenador do projeto de reformas da Sursan; participou do início da Riotur e da instalação da sede até a execução de toda a infraestrutura da cidade para o carnaval; foi supervisor geral da construção do primeiro planetário da cidade do Rio de Janeiro; supervisor geral do plano de controle e combate à poluição do Estado da Guanabara (todos os vetores hídricos); e supervisor geral do grupo de reforma da rede de escola do Estado do Rio de Janeiro.

Foi eleito membro Titular da Academia Nacional de Ciências Econômicas Políticas e Sociais e condecorado pela Academia de Engenharia Militar e condecorado comendador pela Ordem do Mérito da Aeronáutica, entre outras. Empreendedor autônomo, tem experiências em atividades educacionais, culturais, filantrópicas, políticas, empresariais.