Marcus Theodor Schilling

Posse: 2016
Cadeira: 40
Patrono: Carlos Manuel de Jesus Cruz de Medeiros Portela

Cidadão brasileiro nato e cidadão estoniano, nasceu em 18 de julho de 1951, Rio de Janeiro, estudou no Colégio Pedro II. Graduou-se como Engenheiro Eletricista (Eng. CREA, 1974), pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestre em Ciências em Engenharia Elétrica (M.Sc.,1979) e  Doutor em Ciências em Engenharia Elétrica (D.Sc., 1985) pela COPPE/UFRJ.

Registrou-se como “Professional Engineer” (P.Eng.,1988), Ontário, Canadá, foi admitido como Professor Titular por concurso público na Universidade Federal Fluminense (1994), atuou como Pesquisador 1B (CNPq) e foi indicado como IEEE Life-Fellow (2016). A partir de 1974 atuou por mais de quatro décadas no setor elétrico brasileiro (Furnas, Eletrobrás, Cepel) e no exterior (Ontario Hydro, Canadá, Universität Dortmund, Alemanha), como Engenheiro de Sistemas de Potência.

Especializou-se em análise probabilística da confiabilidade geração/transmissão de grandes sistemas de energia elétrica. Foi coordenador do Subgrupo de Confiabilidade (SGC/GTCP/GCPS) e Gerente da Divisão de Estudos Elétricos (DOEL) da Eletrobrás. Atuou em ensino, pesquisa e orientação nos níveis de graduação e pós-graduação na PUC/Rio e UFF.