Posse: 2009

Cadeira: 96

Patrono: Kurt Politzer

 

 

Diretor do Instituto Tecgraf/PUC-Rio de Desenvolvimento de Software Técnico-Científico da PUC-Rio, onde coordena, por ano, mais de 30 contratos de cooperação universidade-empresa nas áreas de Modelagem e Visualização Computacional.Professor titular do Departamento de Informática da PUC-Rio desde 1992. Bolsista 1A do CNPq desde 1999 e coordenador de projetos de cooperação acadêmica internacionais (CAPES/COFECUB) e nacionais (CNPq/PROCAD). Possui graduação (1975) e mestrado (1977) em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado Ph.D. em Engenharia Civil no Programa de Computação Gráfica da Cornell University, USA (1982).

Recebeu diversos prêmios incluindo: Prêmio Personalidade Inovação de 2019 da ANP (2019), a Grã-Cruz da Ordem Nacional Mérito Científico do Ministério de Ciência e Tecnologia (2007), o Prêmio de Professor da Celebração dos 60 Anos da PUC-Rio (2001), o Prêmio de Comendador da Ordem do Mérito Científico (2000), o Prêmio de Orientador da Melhor Tese de Doutorado do Ano de 1999 da SBC (1999) e da Ordem dos Amigos da Marinha (1998).

Ele também tem sido convidado para muitas palestras de promoção de Ciência e Tecnologia em empresas e sociedades profissionais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em processamento gráfico, atuando principalmente nos seguintes temas: visualização, simulação numérica, realidade aumentada, modelagem geométrica e visão computacional. Já orientou mais de 30 teses de doutorado e mais de 70 dissertações de mestrado. Pesquisa atualmente na área de Modelagem de Objetos Naturais baseada em Visão Computacional. Já publicou mais de 70 artigos em revistas internacionais e mais de 120 artigos em importantes conferências.

Currículo (.pdf)