Luis Roberto Andrade Ponte

Posse: 1994
Cadeira: 122
Patrono: José Carlos Figueiredo Ferraz

Nasceu em Fortaleza no dia 4 de janeiro de 1934, filho de Frederico Ferreira da Ponte e de Maria Lehena Andrade Ponte. Transferindo-se para Porto Alegre, iniciou curso de engenharia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1952, diplomando-se em 1956. Neste último ano, tornou-se engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Sul (DER-RS), cargo que ocupou até 1957. Entre 1959 e 1960, foi professor da Universidade Católica de Pelotas (Ucpel). Em 1967, fez especialização em pavimentação rodoviária na UFRGS e, dois anos mais tarde, começou a lecionar na Escola de Engenharia da Ucpel.

Durante quase trinta anos, exerceu as atividades de empresário na Construtora Pelotense Ltda., empreiteira da qual tornou-se o maior acionista. Presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em 1982 representou a entidade no XIII Congresso Interamericano da Construção Civil no México. Nesse ano, representou o Brasil na IX Organização Nacional do Trabalho, em Genebra, Suíça. Dois anos depois, participou dos seminários sobre planejamento especial nas linguagens jurídicas e especializadas do Brasil e da antiga República Federal da Alemanha e sobre Código de Edificação, ambos na Alemanha. Em 1985, no Rio de Janeiro, participou do grupo de trabalho para reformulação do Sistema Financeiro Habitacional (SFH) e do conselho de administração do Banco Nacional da Habitação (BNH).

No pleito de novembro de 1986, elegeu-se deputado federal constituinte na legenda do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Em outubro de 1987, chamou a atenção para a necessidade de se reorganizar o sistema decisório da política habitacional brasileira, propondo a criação de um novo órgão — o Conselho Nacional de Habitação — que teria as mesmas atribuições do conselho de administração do extinto BNH. Para viabilizar o financiamento habitacional, sugeriu aumentar os prazos de financiamento e a redução do coeficiente de equivalência salarial.

Em janeiro de 1996, Ponte voltou ao magistério como professor de matemática na UFRGS. Exerceu de novo o mandato federal em maio de 1997, com a indicação de Eliseu Padilha para o Ministério dos Transportes.