Luiz Pereira Calôba

Posse: 2013
Cadeira: 147
Patrono: Luiz de Queiroz Orsini

O Engenheiro Eletrônico Luiz Pereira Calôba construiu sua carreira na área acadêmica. Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), de 1965 a 2006, foi aluno e chegou ao cargo de Professor Emérito. Ao longo do caminho, exerceu desde a função de monitor (durante a graduação) até a de Professor Titular, atuando na COPPE e na Escola Politécnica, onde foi também o Vice-diretor; foi coordenador da Coppetec (empresa de consultoria da COPPE); coordenador do Programa de Engenharia Elétrica da COPPE e membro do Conselho de Pesquisas e Ensino para Graduados e do Conselho Universitário.

Mestre em Engenharia Elétrica (UFRJ) e Doutor em Instrumentação Eletrônica para Física (U.Grenoble, França), o professor acredita que aliar o conhecimento prático ao teórico pode fazer a diferença na questão da aprendizagem. “O jovem quando sai da universidade ainda não está pronto. Ele vai completar o conhecimento na empresa. Por isso, quando o professor agrega esse conhecimento prático é altamente positivo”, avalia Luiz Calôba, que atuou como consultor ad-hoc para diversas agências financiadoras (CNPq, CAPES, FAPERJ, FAPESP, FAPERGS, etc.); e foi membro do Conselho Técnico Científico da CAPES de 1995 a 1999. Atualmente é Assessor científico da FAPERJ.

Com grande atuação na área de pesquisa, o Acadêmico Luiz Calôba é há 20 anos pesquisador 1A do CNPq e recebeu diversas vezes o Grant Cientistas do Nosso Estado da FAPERJ. Recebeu a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República (2007) e foi escolhido Honorary Chairman do IEEE – International Symposium on Circuits and Systems (o congresso internacional mais importante da área), em 2011. Também liderou e desenvolveu projetos e consultorias com diversas empresas e instituições, como a Petrobras e a Light e foi Presidente do Conselho Nacional de Redes Neurais (CNRN) – primeira organização científica brasileira da área), e da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) – a IFAC-NMO do Brasil. Coorientou 19 teses de doutorado e 64 de mestrado e tem cerca de 300 trabalhos completos publicados, dos quais mais da metade em periódicos internacionais.  Em 2013 recebeu o IEEE CAS Education Award e em 2015, recebeu o Prêmio Capes-Elsevier e foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

Atento às questões relacionadas à Engenharia, o Acadêmico Luiz Calôba não teme uma crise no setor em função dos escândalos da operação Lava-Jato. “Esses são problemas pontuais. O Brasil tem uma Engenharia forte o que o país precisa é mudar de rumo, mostrar que esse esquema de propinas tem que acabar e que aqueles que participarem desse escândalo não ficarão impunes”, diz o professor.

O Acadêmico Luiz Calôba descobriu a engenharia ainda jovem. Aos 13 anos começou a trabalhar como auxiliar de radiotécnico e descobriu o que queria fazer profissionalmente, mas não é apenas a Engenharia que o atrai. Luiz Calôba aprecia o cultivo de orquídeas, a boa gastronomia, vinhos e destilados, charutos e um bom bate-papo com os amigos. “São coisas que me alegram e com as quais gosto de passar o tempo.”