Luiz Flavio Autran Monteiro Gomes

(Membro Fundador)

Posse: 1991
Cadeira: 67
Patrono: Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha

Professor universitário, pesquisador e consultor, Luiz Flavio Autran Monteiro Gomes foi pioneiro no ensino e na pesquisa em Apoio Multicritério à Decisão no Brasil. Criou e publicou ao início dos anos 90 seus primeiros artigos sobre o método TODIM (TOmada de Decisão Interativa e Multicritério), sendo que hoje, na literatura científica internacional, existem mais de cem artigos publicados nos quais o TODIM é usado na resolução de complexos problemas decisórios, no Brasil e a nível internacional, principalmente na China. O método TODIM foi o primeiro método de apoio multicritério de apoio à decisão fundamentado na Teoria dos Prospectos, de Kahneman e Tversky. Autran é Fellow da International Academy of Information Technology and Quantitative Management, desde 2022, e detentor do Siwei Cheng Award, concedido pela International Academy of Information Technology and Quantitative Management, em 2018.

Graduado em Engenharia Civil de Transportes pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1968), é Mestre em Ciência em Engenharia (MS) pela Michigan State University (1970) e Doutor em Filosofia (PhD) em Engenharia pela Universidade da Califórnia, em Berkeley (1976), tendo sido o primeiro brasileiro a receber o título de PhD em Engenharia Civil de Transportes. Sua tese de doutorado versou sobre uma aplicação do Apoio Multicritério à Decisão, campo de pesquisa que era então nascente, a problema real de planejamento florestal nos E.U.A. Realizou estudos de pós-doutoramento na Universidade de Stuttgart, na Alemanha (1985/86), com bolsa de pesquisa das Fundações Alexander von Humboldt e Krupp.

Foi professor visitante em várias universidades norte-americanas, chinesas e europeias, com destaque para a Escola de Gestão da Universidade da Academia Chinesa de Ciências. Proferiu palestras e apresentações em eventos científicos em todos os continentes. No Brasil, lecionou na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1972-1994) e na Universidade Federal Fluminense (UFF, 1994-1997). Foi Bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 1, do CNPq.

Atualmente é professor titular do Centro Universitário Ibmec/RJ, cargo que ocupa desde 2000. Foi diretor-presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional, de 1999 até 2002. Tem atuado como docente e pesquisador nas áreas de Administração, Engenharia de Produção e Transportes, notadamente em aplicações práticas do Apoio Multicritério à Decisão. É autor ou coautor de cerca de quatrocentos artigos científicos e de livros, no Brasil e no exterior, tendo orientado mais de cento e setenta dissertações de mestrado e teses de doutoramento. É sócio administrador de Autran Serviços Treinamento e Ensino Ltda.

É Membro Titular da Academia Nacional de Engenharia desde 1991, quando participou da fundação da ANE.