José Augusto Penteado Aranha

Posse: 2016
Cadeira: 89
Patrono: Hélio Mello de Almeida

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1971), com mestrado em Engenharia Civil – Massachusetts Institute Of Technology (1975) e doutorado em Engenharia Civil – Massachusetts Institute Of Technology (1978). Atualmente é professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Naval e Oceânica, com ênfase em Hidrodinâmica Marítima, interação fluido-estrutura e instabilidade hidrodinâmica.

Trabalha na área de Hidrodinâmica Marítima e Dinâmica de Sistemas Oceânicos, principalmente em problemas relacionados à interação de ondas do mar com sistemas flutuantes. Sua linha de pesquisa é analítica e tem se concentrado no desenvolvimento de métodos simplificados, apoiados em técnicas de assintóticas, que permitem avaliar o movimento de sistemas flutuantes quando expostos aos agentes ambientais.

Nos últimos anos desenvolveu um método variacional para o cálculo de esforços hidrodinâmicos, estudou a existência de “trapped waves” sobre os pontões de plataformas semi-submersíveis, obteve uma aproximação para o problema de difração de ondas por corpos submersos que permite definir analiticamente a forma geométrica ótima dos cascos de plataformas flutuantes e derivou uma fórmula para o cálculo do “wave drift damping”, uma parcela importante no estudo do movimento de um corpo flutuante no plano horizontal. Em colaboração com sua equipe, desenvolveu estudos sobre dinâmica de linhas e elaborou vários textos didáticos.

É pesquisador I-a do CNPq, foi do Comitê Assessor da área de Engenharia Mecânica do CNPq no triênio 94/96 e do Comitê Assessor da CAPES que avaliou os cursos de pós-graduação na mesma área em 1996. É membro da Comissão Especial de Regime de Trabalho (CERT) da USP e da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da mesma Universidade; é também membro do Conselho Editorial da Editora da USP (EDUSP).