Henrique Malvar

Posse: 2014

Henrique (Rico) Malvar (nascido em 1957) é um Pesquisador Emérito (“Emeritus Researcher”) da Microsoft. Antes de se aposentar da Microsoft, ele foi um “Distinguished Engineer” na Microsoft, onde atuou por mais de 25 anos no laboratório de pesquisas Microsoft Research (MSR).

Na MSR, o Rico foi também Cientista-Chefe, diretor do laboratório MSR na sede em Redmond, Washington (EUA), gerente do grupo de pesquisas em processamento de sinais, e mais recentemente foi gerente do grupo de pesquisas MSR Enable, que desenvolvia novas tecnologias, interfaces, e dispositivos para interação humano-máquina, incluindo tecnologias para auxiliar pessoas com deficiências físicas. O grupo produzindo aplicativos como o Soundscape e o Windows Eye Control, além de várias tecnologias que foram incorporadas nos produtos Teams, Skype, HoloLens, Office, Windows, e computadores Surface.

Rico foi inventor ou co-inventor de mais de 120 patentes registradas nos EUA, e foi autor ou coautor de mais de 170 artigos e relatórios técnicos publicados. Obteve o PhD pelo MIT, é Fellow do IEEE, e é membro da Academia Nacional de Engenharia dos EUA. Ele é também membro correspondente da Academia Brasileira de Ciências. Ele recebeu vários prêmios, incluindo o Prêmio Jovem Cientista do CNPq, Fundação Roberto Marinho e Fundação Marconi, em 1981, Claude Shannon-Harry Nyquist Technical Achievement Award da IEEE Signal Processing Society em 2002, Amar G. Bose Industrial Leader Award da IEEE Signal Processing Society em 2020, e Doutor Honoris Causa da Universidade de Brasília em 2022.

Fonte: https://www.microsoft.com/en-us/research/people/malvar