Hélio Ricardo Teles de Azevedo

Posse: 2015
Cadeira: 59
Patrono: Edmundo Regis Bittencourt

Mestre em engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde fez a graduação em Engenharia Mecânica, Hélio Ricardo Teles de Azevedo nasceu em Aracaju (SE) e veio para o Rio de Janeiro aos 8 anos de idade, na época em que estado deixava de ser capital federal, mas ainda exercia quando influência na administração pública. Aqui deu seguimento aos estudos e a escolha pela engenharia foi algo natural, uma vez que sempre gostou de máquinas e ciências exatas, além de ser filho de engenheiro.

“Quando criança sonhava em ser piloto de caça da Força Aérea Brasileira, mas devido a um problema de visão tive que alterar os planos. Não tive dilema na hora de escolher. A engenharia era o caminho”, lembra o acadêmico que fez curso de especialização na França e iniciou a carreira trabalhando no Cepel como pesquisador.

Saiu da empresa em 2000 para abrir o próprio negócio junto com amigos: a M&D Monitoração e Diagnose, que desenvolve ferramentas e diagnósticos on-line para grandes máquinas.  Na função de sócio diretor-geral, Hélio Azevedo diz que iniciar um novo negócio exige dedicação e trabalho árduo. “Investi tempo e dinheiro, mas foi uma escolha acertada. Sou muito feliz pela decisão que tomei” afirmou.