Edmundo Albuquerque de Souza e Silva

Posse: 2012
Cadeira: 45
Patrono: Cesar de Sá Rabello

Engenheiro Elétrico (Eletrônica) formado pela PUC-RJ, com mestrado em Engenharia Elétrica também pela PUC-RJ onde ingressou como Professor Auxiliar. Fez o doutorado na Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) com a tese intitulada “Algorithms for Queueing Network Analysis of Distributed Systems” sob a supervisão do professor Richard R. Muntz.

Após o doutorado foi convidado para trabalhar no centro de pesquisas T.J. Watson da IBM, como Pesquisador Visitante. Durante 15 meses trabalhou no desenvolvimento de uma ferramenta de modelagem e análise de sistemas redundantes e tolerantes a falha, e na elaboração de novos algoritmos para o cálculo de medidas de desempenho e confiabilidade.

Em janeiro de 1986 estava de volta à PUC-RJ como Professor Assistente do Departamento de Engenharia Elétrica, e em 1987 ingressou nos quadros da UFRJ. Em 2000 se tornou professor Titular do Departamento de Ciência de Computação do Instituto de Matemática, tendo atuado desde 1987 na pós-graduação da COPPE/Programa de Engenharia de Sistemas e Computação.

Trabalhou na área de teoria de redes de filas e desenvolveu novos algoritmos para cálculo eficiente de medidas de desempenho, na área de análise transiente de modelos computacionais e contribuiu com trabalhos fundamentais no desenvolvimento de algoritmos para o cálculo de medidas transientes. Contribuiu também com algoritmos para reduzir drasticamente a complexidade da solução para o cálculo de medidas de disponibilidade. Edmundo trabalhou não apenas no desenvolvimento de novas técnicas de análise, mas também na construção de ferramentas de software essenciais para o uso prático desses métodos.

Foi professor visitante de renomadas universidades e centros de pesquisa no exterior. Publicou mais de 110 artigos completos com processo de arbitragem, 8 capítulos de livros, organizou/editou 3 livros internacionais, e escreveu 1 livro para a VIII Escola de Computação. Esteve envolvido com vários programas internacionais de cooperação em pesquisa patrocinados pela NSF/EUA, CNPq e com o IRISA/INRIA/França.

Participou de atividades e comitês que ajudaram a implantar rede de computadores no Brasil e a ligação do país com a Internet. Foi ainda membro do comitê assessor de Ciência da Computação do CNPq (1991-1994 e 1999-2001), Coordenador Adjunto do Comitê de Ciência da Computação da CAPES (2002-2005), e Coordenador no período 2008-2010.Edmundo tem participado em projetos de grande impacto educacional no estado do Rio de Janeiro. Desde 2000, tem se dedicado ao consórcio CEDERJ de Universidades públicas do estado do Rio, cujo objetivo é levar educação a distância de qualidade ao interior do Estado.