Delmo Antonio Bonturi

Posse: 1992
Cadeira: 81
Patrono: Francisco Sá

Formado pela antiga Escola Nacional de Engenharia, Delmo Antônio Bonturi é engenheiro eletricista, com especialização em Automação e em Mecânica. A afinidade com a engenharia surgiu na infância. “Desde criança era fascinado pela eletricidade. Era algo que despertava minha curiosidade. Além disso, minha família tinha uma oficina em casa e gostava de produzir coisas por lazer. Aprendi a usar ferramentas e, mais tarde, quis ter a minha oficina, ligada à área de Elétrica e Eletrônica. Assim, me decidi pela Engenharia”, lembra Delmo Bonturi.

A vida profissional do engenheiro começou em uma fábrica de peças de avião e automóveis de onde saiu para fazer estágio na General Elétric. Na multinacional, desenvolveu um sistema de controle remoto para o Centro de Pesquisa e foi efetivado antes mesmo de obter o diploma de graduação. Trabalhou no Estaleiro Mocanguê, do Lloyd Brasileiro – PN, onde ocupou o cargo de Chefe da Seção de Eletricidade.

No Lloyd, participou da construção de 43 navios, atuando no projeto, na construção e na operação. “Paralelamente, sempre mantive atividades fora da área naval, desenvolvendo projetos e prestando serviços de consultoria e assessoria. Em alguns projetos que participei, embora em edificações, posso dizer que os problemas foram resolvidos, em parte, devido ao conhecimento obtido na área naval”, diz.

O engenheiro atuou como coordenador de Engineering do Brazilian Technical Committiee do American Bureau of Shipping, no estabelecimento de regras para construção de embarcações, foi membro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ) e representante da Câmara de Engenharia Elétrica do Clube de Engenharia.

Segundo o especialista, a falta de cuidado na manutenção de sistemas elétricos é uma das maiores causas de incêndios no país. De acordo com dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), o número de acidentes envolvendo eletricidade cresceu 17,7% entre 2013 e 2014, passando de 1.038 para 1.222, respectivamente.

“Como membro da Câmara de Engenharia Elétrica pude observar que muitos problemas relativos à segurança de pessoas e patrimônios. O que se observa é que nas instalações ainda há muita intervenção de pessoas não habilitadas, contribuindo assim, para colocar todos em risco”, ressalta Delmo Bonturi.

Para além da Engenharia Elétrica, Delmo Bonturi gosta de ler, fazer pesquisa e ouvir música clássica. “Gosto de ler livros científicos e teses de doutorado publicadas pelas Universidades é uma forma de estar sempre atualizado”, diz o engenheiro.