Carlos Emanuel de Souza

Posse: 2013
Cadeira: 133
Patrono: Julius Friedrich Koeler

Formou-se em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Pernambuco, Recife, em julho de 1976. Obteve o doutorado, especialização Automação, na Université de Paris 6, França, em 1980. De 1980 a 1984 trabalhou no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia, MG, como Professor Adjunto e de 1985 a junho de 1997 no Department of Electrical and Computer Engineering, University of Newcastle, Austrália, onde foi Professor.

No período 1992-1993, trabalhou como Pesquisador Convidado no Laboratoire d’Automatique de Grenoble, França. Foi também Professor Visitante (curta duração) em universidades e institutos de pesquisa da Austrália, Brasil, EUA, França, Israel e Suiça. Desde 1998, é Pesquisador Titular do Departamento de Sistemas e Controle do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). É Coordenador do PRONEX Controle de Sistemas Dinâmicos, Pesquisador I-A do CNPq, membro do Comitê Assessor de Engenharia Elétrica e Biomédica do CNPq e Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências. Dr. Carlos E. de Souza foi Editor Associado do International Journal of Robust and Nonlinear Control (IJRNC) e Editor Convidado da “Special Issue”do IJRNC H-infinity and Robust Filtering.

Desde 1996 é membro do Conselho Editorial do International Journal of Robust and Nonlinear Control e Vice-Presidente do Comitê Técnico Linear Systems da International Federation of Automatic Control (IFAC). É árbitro de várias revistas científicas internacionais de renome e assessor do Australian Research Council. Dr. Carlos E. de Souza publicou mais de 150 trabalhos científicos em revistas e anais de congressos internacionais de primeira linha, sendo 60 deles nas mais conceituadas revistas científicas internacionais nas áreas de sistemas de controle e processamento de sinal. Tem sido regularmente convidado para proferir palestras e conferências em congressos internacionais e universidades no exterior.