Várias atividades na área Nuclear

Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho nasceu no Rio de Janeiro, cursou a graduação e o mestrado em física na PUC/RJ (1973 e 1976) e o doutorado na Universidade de Princeton (1980). Concluiu pós-doutorados no CERN (1981) e na Universidade de Paris XI, em Orsay (1982). Especialista em teoria quântica dos campos e suas aplicações, atuou como Professor Assistente e Associado de Física na PUC/RJ, de 1982 a 1993. Tornou-se Professor Titular do Instituto de Física da UFRJ – IF/UFRJ em 1994. Foi Professor Visitante no ICTP-Trieste, na Universidade de Princeton e na UCLA. De 1994 a 1997, dirigiu o Centro Latino-Americano de Física – CLAF. Dirigiu o IF/UFRJ de 1998 a 2001.

Em 2004, tornou-se Secretário-Geral da 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Em 2005, foi nomeado Diretor de Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI e, no mesmo ano, Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Financiadora de Estudos e Projetos – Finep.

Em 2007, retornou para a UFRJ, atuando no Instituto de Física e na Diretoria de Tecnologia e Inovação da Coppe. Na época, coordenou um núcleo de sustentabilidade de biocombustíveis no INMETRO. Ocupou a Secretaria-Geral da 4ª. Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, de agosto de 2009 até janeiro de 2010.

Em janeiro de 2010, foi nomeado Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, cargo que ocupou até janeiro de 2011. Em fevereiro de 2011, tornou-se Gerente-Geral de Parcerias e Recursos no Departamento do Instituto Tecnológico Vale – DITV da Vale S.A., cargo que deixou em agosto de 2011 para assumir a Direção-Geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – CNPEM, que exerceu até março de 2014.

Após breve retorno à UFRJ, assumiu a Diretoria de Inovação e Tecnologia do INMETRO em setembro de 2014, até março de 2016. Aposentou-se da UFRJ em abril de 2016, mas continua com suas atividades de pesquisa como Professor Colaborador na UFRJ e no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – CBPF.

Atuou também na Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, onde foi membro da Comissão Deliberativa, de julho a dezembro de 2016, e liderou um projeto na área de fusão nuclear, de janeiro a abril de 2017. Ingressou como Consultor Técnico da Amazul e Assessor de Articulação Institucional na Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade da Marinha do Brasil, em maio de 2017, cargo que ocupa até a presente data.

Possui mais de 70 trabalhos publicados em revistas internacionais, orientou 14 teses, é membro titular da Academia Brasileira de Ciências – ABC e da The World Academy of Sciences – TWAS, foi agraciado com a Ordem Nacional do Mérito Científico (Comendador e Grã-Cruz), Ordem do Mérito Cartográfico, Medalha Tamandaré, Ordem do Mérito Naval (Comendador), Diploma de Honra ao Mérito da Engenharia da Marinha e Diploma de Honra ao Mérito Nuclear da Associação Brasileira para o Desenvolvimento das Atividades Nucleares – ABDAN

Currículo (.pdf)