Arno Oscar Markus

Posse: 1993
Cadeira: 101
Patrono: Honório Bicalho

Nasceu no Rio Grande do Sul em 1925. Cursou Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade do Grande do Sul, em 1949. Fez especialização em Projetos de Transporte: Economic Development Institute do BIRD, Washington (U.S.A),  em 1971.

Atuou como Engenheiro Extranumerário da Secretaria de Obras Públicas do Rio Grande do Sul, Engenheiro do Departamento Estadual de Portos, Rios e Canais – DEPRC – com atribuição de exercer a administração e exploração Governo dos portos de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre, concedidos ao governo do Rio Grande do Sul, e realizar estudos e melhoramentos das vias navegáveis do Estado, inclusive dos canais de acesso aos portos sob concessão.

Na qualidade de engenheiro do DEPRC, desempenhou as funções de: Chefe da Seção de Estudos e Projetos da Diretoria Técnica de Portos e Vias Navegáveis; Diretor da Diretoria de Portos e Vias Navegáveis; Assistente Técnico do Setor de Estudos do Gabinete de Estudos Hidroviários; Representante do DEPRC na Junta Regional de Estatísticas; Engenheiro Fiscal das obras de construção da barragem e eclusa de Bom Retiro, no rio Taquari; Presidente da Comissão para rever e pronunciar-se sobre o Projeto do Plano Hidroviário do Rio Grande do Sul.

Foi membro da Comissão do Plano Portuário Nacional, criada pelo Decreto n° 44 203, de 30 de julho de 1958, no Departamento Nacional de Portos, Rios e Canais onde entre outras atribuições, atualizou os planos e programas relativos a portos e aquavias, elaborando o Plano Portuário Nacional. Na Comissão do Plano Portuário Nacional exerceu as seguintes funções: Secretário executivo da Comissão dos Planos de Expansão e Melhoramento dos portos de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre e do Plano Nacional de Expansão e Melhoramento das Vias Navegáveis.

Também atuou como Engenheiro do Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis – DNPVN – autarquia, criada pela Lei n° 4213, de 14.02.1963, em substituição ao Departamento Nacional de Portos, Rios e Canais, onde desempenhou as funções de: Chefe do Gabinete do Diretor Geral, Diretor de Planejamento e Coordenação; integrante da Representação do Brasil na 1ª Reunião da Comissão Assessora de Transportes Da Associação Latino Americana, em Montividéo, Uruguai; Superintendente da Administração do Porto do Rio de Janeiro. Assessorou o Ministro da Viação e Obras Públicas na elaboração de projetos de alguns decretos.

Foi Consultor autônomo de Portos e Vias Navegáveis e atuou como Professor Auxiliar na Pontifícia da Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e na Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Foi conferencista do 1° Curso de Economia de Transporte promovido pela Fundação de Estudos do Mar, Rio de Janeiro.

Era Membro a Vie da PIANC – Permanent International Association of Navigation Congresses, com sede em Bruxelas, Bélgica, até o  ano de 2000 e da  Academia Nacional de Engenharia desde 1993. Faleceu em 11 de novembro de 2020.