Posse: 2014

Cadeira: 16

Patrono: Antonio Augusto Fernandes Pinheiro

 

 

Natural de Recife (PE), Antonio Marcus Nogueira Lima é engenheiro Eletricista e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (FFPB). É Doutor em Engenharia Elétrica pelo Institut National Polytechnique de Toulouse, tendo recebido a Medalha Leopold Escande. Foi Engenheiro de Projetos da Philips, Prof. Titular do Depto. de Enga. Elétrica da UFPB, Chefe do Depto. de Enga. Elétrica e Coordenador do PPGEE da UFPB.

Foi Coordenador Administrativo do Depto. de Enga. Elétrica da UFCG. Foi Diretor da SBA e Membro do Conselho Superior, sendo atualmente seu Vice-Presidente. Foi membro do CA de Enga. Elétrica e Enga. Biomédica do CNPq e do CA – Enga. IV/CAPES. Foi Coordenador de Área – Enga. IV/CAPES. Orientou 32 teses e 47 dissertações.

É autor de mais 370 artigos científicos sendo 101 em periódicos indexados. Tem mais de 35 anos de experiência de ensino, tendo atuado no Curso Técnico da ETER e nos Cursos de Enga. Elétrica da UFPB e UFCG. É Comendador da Ordem do Mérito Científico Nacional, Membro Titular da ANE, e detentor da Medalha do Mérito Universitário da UFCG. É Prof. Titular do Depto. de Enga. Elétrica da UFCG, onde desenvolve atividades de ensino e pesquisa na área de automação e controle de sistemas industriais e embarcados.