Alvaro Toubes Prata

Posse: 2014
Cadeira: 12
Patrono: Américo René Giannetti

É professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Possui graduação em Engenharia Mecânica e em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília, mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Minnesota, EUA.

Há 40 anos na UFSC, atua na graduação e pós-graduação, coordenando projetos de ensino, pesquisa e extensão. É pesquisador nível 1A no CNPq e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Suas áreas de pesquisa são transferência de calor e mecânica dos fluidos. De 2000 a 2004 foi pró-reitor de pesquisa e pós-graduação e de maio de 2008 a maio de 2012 foi reitor da UFSC.

É reconhecido com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico – Classe Grã-Cruz, e recebeu o Prêmio Anísio Teixeira por ocasião do 60o aniversário da CAPES, em reconhecimento à sua grande contribuição ao desenvolvimento das Instituições Educacionais, Científicas e Tecnológicas no Brasil, por meio do magistério, da pesquisa e da liderança institucional. Atualmente é Secretário Nacional de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.