Edgar Neto,subsecretário de Estado de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação, Mauro Azevedo, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, e Francis Bogossian, ex-presidente da ANE

O presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Jerson Lima Silva, anunciou o lançamento do edital de Apoio às Academias Nacionais sediadas no Estado do Rio de Janeiro, com recursos na casa de R$ 4 milhões. O anúncio foi realizado durante a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre a ABL (Academia Brasileira de Letras) e a Faperj, no dia 14 de agosto, na sede da ABL, no Rio.

De acordo com o Jerson Lima, o objetivo é apoiar as entidades nacionais para que possam fomentar e divulgar suas atividades. A expectativa é de que o edital seja divulgado ainda este mês. A iniciativa mira o apoio e o incentivo às atividades de editoração e publicação de revistas e/ou periódicos científicos e tecnológicos, livros impressos ou eletrônicos, em todas as áreas de conhecimento, a fim de ampliar a divulgação do acervo das Academias, bem como de resultados de pesquisas e trabalhos que contribuam para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico, cultural, ambiental e social do estado.

O edital também irá contemplar o apoio à aquisição de livros e publicações em outras mídias, destinados à pesquisa científica e tecnológica, visando à atualização do acervo de bibliotecas vinculadas a essas Academias; fomentar o financiamento de projetos que deem suporte à organização, manutenção, informatização, digitalização, gestão e divulgação desses acervos.

Ex-presidente da Academia, Francis Bogossian representou a ANE durante o evento e conversou com o Secretário do Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação Mauro Azevedo, e com o presidente da Faperj, Jerson Lima. “Essa é uma iniciativa importante para as academias nacionais que trabalham em prol do desenvolvimento da nação. Com esse apoio elas poderão fomentar suas atividades e divulgar seu trabalho”, avaliou Francis Bogossian.

Para o presidente da ABL, Merval Pereira, a iniciativa mostra que a Faperj considera as academias nacionais sediadas no Rio de Janeiro como patrimônio cultural do estado que precisam se apoiadas.

Também estiveram presentes o presidente da Academia Nacional de Medicina, Francisco José Barcellos Sampaio, do diretor da Academia Brasileira de Ciências, Roberto Lent, do reitor da PUC-Rio, Padre Anderson Antônio Pedroso, e do subsecretário de Estado de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação do Estado do Rio de Janeiro e presidente da Academia Brasileira de Filosofia, Edgar Leite, entre outros.