Membros Titulares 2023

A diretoria aprovou em agosto o calendário para a indicação de novos membros titulares. A ideia é estabelecer um cronograma anual fixo para que todos os Acadêmicos possam antecipadamente tomar conhecimento dos prazos. “O objetivo é tornar o processo de indicação para novos membros algo regular, já estabelecido dentro do cronograma de ações da diretoria. Dessa forma, aqueles que não puderem participar de algumas reuniões estarão cientes desse cronograma já que passa a ser fixo, sempre no mesmo período do ano”, explicou o presidente Mário Menel.

O novo calendário foi informado aos membros titulares na reunião geral de 25 de agosto e encaminhado a todos por e-mail. Mas as datas serão disponibilizadas na agenda fixa da ANE no site. Pelo calendário, a abertura do prazo para indicação será na reunião geral de outubro, que este ano está prevista para o dia 25, com prazo final para indicação até o último dia de novembro.  Somente serão aceitas indicações feitas no formulário que deverá ser solicitado à secretária ou pode ser obtido clicando aqui.

A lista final com a relação de indicados será encaminhada para as Comissões de Seleção e de Ética em fevereiro e os nomes dos indicados pela Comissão de Seleção serão disponibilizados a todos os acadêmicos com um prazo mínimo de 10 dias de antecedência da Assembleia Geral de março onde serão submetidos à aprovação A expectativa é que a posse ocorra em abril, como ocorreu nos últimos anos.

Sobre os critérios para escolha dos nomes, o presidente Mário Menel lembra que a Comissão de Seleção já considera a questão de gênero e a diversidade regional como pontos importantes, mas ressalta que esses critérios deverão constar no Regulamento Interno da ANE (Riane) que está em fase de revisão.

“A ideia é termos critérios claros para a classificação desses candidatos. A Comissão de Revisão do Estatuto está trabalhando também nessa questão. Mas é importante lembrar que esses critérios também devem ser considerados na hora da indicação dos candidatos”, explica o presidente.