“O mar é um desconhecido, assim como o Centro de Excelência para o Mar Brasileiro. O meu objetivo é torná-los um pouco menos desconhecidos pelos brasileiros”. Foi assim que o Coordenador-Executivo do Cembra, o Almirante de Esquadra Moura Neto abriu a apresentação “O Brasil e o Mar no Século XXI” para os membros da Academia Nacional de Engenharia (ANE-Brasil), no dia 27 de setembro, no auditório do Clube de Engenharia no Rio de Janeiro.

O Almirante Moura Neto reforçou a forte relação do Brasil com o mar pelas características geográficas, ambientais e econômicas e a importância da ratificação pelo País da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar em 1988 incorporando os conceitos de Mar Territorial, Zona Contígua, Zona Econômica Exclusiva, Plataforma Continental, Alto Mar e “Área”.

O Coordenador-Executivo do Cembra enfatizou que o País tem, hoje, na Amazônia Azul uma área equivalente a mais de 50% do território brasileiro, somadas a ZEE e a extensão da Plataforma Continental, além das 200 milhas náuticas. Mas por que a Amazônia Azul é tão importante para o presente e o futuro do Brasil? O Almirante Moura Neto destacou os principais fatores que devem ser considerados para tornar o mar brasileiro tão importante para a economia: o potencial das áreas de Petróleo, de Gás, de Energia dos Oceanos, de Pesca, de Maricultura, do Comércio com o exterior, da exploração sustentável dos recursos minerais, da Construção Naval e do Turismo Marítimo

Depois, passou a explicar o surgimento do Centro de Excelência para o Mar Brasileiro, que é um verdadeiro herdeiro da Comissão Nacional Independente sobre os Oceanos (CNIO). De acordo com o Coordenador Executivo, o livro “O Brasil e o Mar no Século XXI” é uma obra de fôlego e o principal projeto estruturante do Cembra.

“O Cembra é uma Associação advinda do esforço cooperativo de setores da sociedade brasileira, que tem por missão estimular, propor, coordenar e conduzir projetos e ações estruturantes relacionados ao estudo e ao aproveitamento do Mar Brasileiro, instituída na forma do Código Civil Brasileiro, para fins não econômicos e sem fins lucrativos”, disse o Almirante Moura Neto.

O Almirante Moura Neto presentou a Academia com um exemplar do livro “O Brasil e o Mar no Século XXI”

Na sequência, o Coordenador Executivo reforçou a importância dos laços entre a Marinha do Brasil e a Academia Nacional de Engenharia (ANE), como foi nesta oportunidade, cumprindo um dos principais objetivos do Cembra, que é fazer a integração das partes interessadas (governo, empresa e academia), e aplicação dos conceitos de excelência, visando o desenvolvimento nacional de forma sustentável.

Finalizou a apresentação dizendo que o conhecimento é fundamental para “ocuparmos” o Mar Brasileiro, a Amazônia Azul. O público pôde acompanhar ao vivo virtualmente a apresentação e os Almirantes de Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Júnior, Ex-Ministro de Minas e Energia, e Eduardo Bacellar Leal Ferreira, ex-Comandante da Marinha do Brasil, foram alguns dos conectados. A  palestra do Almirante Moura Neto pode ser conferida aqui

Fonte: Site Cembra