Academia cria Capítulo do Estado de São Paulo

A Academia Nacional de Engenharia (ANE) passa a ter  um “Capítulo  São Paulo” que atuará de forma regional para ampliar e agilizar o desenvolvimento de suas ações em prol do Brasil e da engenharia dentro do estado paulista. A proposta idealizada pelo presidente Francis Bogossian, em sua primeira gestão, foi formalizada durante um evento da ANE realizado em São Paulo, no dia 26 de agosto, e aprovada na Reunião Geral da Academia do dia 28 de setembro.

Em São Paulo, a ANE conta atualmente com 44 membros titulares. A frente do Capítulo paulista está o Acadêmico Vahan Agopyan, ex-reitor da USP, indicado pelo presidente Francis Bogossian, e corroborado pelos acadêmicos do Estado no evento do final de agosto, para coordenar o grupo regional. Ele terá como secretário-executivo, o Acadêmico Laurindo Leal, que atualmente é diretor da ANE. “Nosso objetivo é fazer da Academia uma entidade cada vez mais presente nos estados da federação. Depois do Rio de Janeiro, São Paulo é o estado com maior número de Acadêmicos, além de ter uma grande importância nacional. Por isso, nós da diretoria, acreditamos que a criação do Capítulo São Paulo permitirá uma ampliação de nossas atividades no estado e no Brasil”, disse Francis Bogossian.

O Capítulo Paulista conta com Estatuto próprio, aprovado pela diretoria. Para o Acadêmico Vahan Agopyan, coordenar o Capítulo São Paulo será uma honra e um grande desafio. “A ANE não é mais uma instituição profissional, preocupada com o setor. Ela está preocupada com a Engenharia nacional de uma forma mais abrangente, tem uma visão mais ampla, com o objetivo de debater e propor como a Engenharia pode contribuir e participar para o desenvolvimento do país. Ela não está restrita a defender interesses corporativos.  Foi fundada e está sediada no Rio de Janeiro, mas suas discussões são de âmbito nacional. São debates de caráter político, cultural, estrutural e precisam repercutir em todo o país” destacou Vahan Agopyan, ressaltando, no entanto, que as preocupações regionais também terão espaço no Capítulo São Paulo.

Agopyan disse que discutirá com os demais membros do estado um planejamento das ações do Capítulo paulista e assim que definir as ações encaminhará para a diretoria geral da Academia. Ele não descartou a possibilidade de replicar ações da direção geral como a criação de grupos de trabalho e fomentar discussões sobre diversos temas de áreas estratégicas para o desenvolvimento do país.

O presidente Francis Bogossian lembrou que a iniciativa poderá ser replicada em outros estados e que aceita sugestões de acadêmicos.

Evento da ANE em São Paulo

Durante o evento organizado pela ANE em São Paulo, em parceria com a Escola Politécnica da USP,  no dia 26 de agosto, foi realizada a diplomação do Acadêmico Paulo Tadeu de Mello Lourenção, que não pôde comparecer à solenidade em abril, no Rio de Janeiro, e o presidente Francis Bogossian ministrou a palestra “Prevenção x Mitigação de Catástrofes”, que tem percorrido o Brasil, além do lançamento do livro Engenharia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável”, resultado do trabalho do Comitê Permanente de Inovação, coordenado pelo acadêmico José Roberto Castilho Piqueira.

A Academia Nacional de Engenharia (ANE) conta com 200 Membros Titulares de diferentes áreas de engenharia espalhados por todo o país, além de Membros Correspondentes que atuam fora do Brasil.