A Academia Nacional de Engenharia (ANE) é umas entidades convidadas para participar da primeira edição do Fórum Acadêmico do XXVII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (XXVII SNPTEE) do CIGRÉ, que reunirá dirigentes de Universidades e Centros de Pesquisa nacionais. O  Fórum Acadêmico acontecerá dentro do XXVII SNPTEE, que será realizado entre os dias 26 e 29 de novembro, em Brasília.

fórum pretende debater as necessidades e atratividades profissionais para o desenvolvimento do setor elétrico brasileiro, em uma fase de rápidas transformações da geração, transmissão, distribuição e comercialização da energia elétrica. “Recebemos o convite com muita satisfação. Com um mundo em constante transformações, debater a formação de nossos engenheiros, em suas diferentes áreas, é fundamental. A Academia tem feito isso, e espera contribuir cada vez mais com esse debate. Parabenizo o CIGRÉ pela iniciativa de lançar esse Fórum Acadêmico. Para a  ANE é um orgulho pode participar desta discussão ao lado de entidades tão importantes para o nosso desenvolvimento”, avaliou o presidente Mário Menel.

No total, 30 entidades participarão do fórum que ao final deve gerar um plano de trabalho conjunto entre o CIGRÉ Brasil e as entidades de Ensino e Pesquisa para 2024/2025. Um dos coordenadores do Fórum Acadêmico é o Acadêmico Iony Patriota de Siqueira. Entre os participantes estão UFRJ, UERJ, UFF, PUC-Rio, UFSC, CEPEL, EPE, ANEEL, CCEE, USP, GESEL e ONS, entre outros

XXVII SNPTEE

Além do Fórum Acadêmico, a ANE também estará representada no seminário. Membros titulares da Academia Nacional de Engenharia irão apresentar trabalhos no XXVII SNPTEE. No dia 27 de novembro, às 16h30, a Acadêmica Maria Elvira Piña Maceira apresenta o trabalho “Representação da Persistência Temporal dos Ventos na Metodologia de Geração Integrada de Séries Sintéticas Mensais de Velocidades do Vento e Afluências”.

Já no dia 28, às 14h20, o Acadêmico Hélio Ricardo Teles Azevedo apresenta o trabalho “Usina Hidrelétrica 4.0 uma Experiência Prática de Utilização de Gêmeos Digitais”.  Também no dia 28, às 8h20, o engenheiro Paulo Gomes, membro convidado do Comitê Permanente de Energia da ANE, apresenta o trabalho “Aspectos Relacionados ao Impacto Devido ao final da Vida Útil de Grande Parte dos Componentes da Rede Básica do SIN no Âmbito do Planeamento da Expansão e Seus Reflexos na Operação do SIN.

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas neste link. A programação completa pode ser acessada aqui.