Diretor da Coppe/UFRJ, acadêmico Romildo Toledo, lançou Centro Virtual de Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono

No dia 15 de junho, a Coppe/UFRJ lançou o Centro Virtual de Soluções Tecnológicas de  Baixo Carbono, cujo objetivo é buscar iniciativas para a descarbonização da economia por meio de parcerias entre a comunidade científica, o poder público e iniciativa privada. Diretor da COPPE, Acadêmico Romildo Toledo destacou a importância do apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através de sua Fundação de Amparo à Pesquisa do (FAPERJ), para a criação do Centro Virtual de Soluções Tecnológicas. “O Centro funcionará dando visibilidade às diversas competências que temos na COPPE. Teremos em nossa plataforma todos os nossos laboratórios. Temos cerca de 60 mil m² de infraestrutura laboratorial, e capital humano de mais de 300 professores e 700 pesquisadores, 300 pós-doutores, mais de dois mil mestres e doutores em formação, está à disposição para ajudar a solucionar a problemática da descarbonização”, disse o Acadêmico.

Durante o evento foi realizado o debate “Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono: competências e visão de futuro”, que teve como participante o Acadêmico Maurício Tolmasquim. Em sua fala, o Acadêmico ressaltou que no processo de descarbonização da economia, a eletrificação é fundamental, mas é preciso olhar para outras dimensões como a questão do hidrogênio e para os combustíveis líquidos produzidos a partir dele.

Tolmasquim destacou que Brasil é um país petrolífero

“É importante entender isso, para não ter frustrações. Nosso gás está a uma distância muito grande da costa e a uma grande profundidade. Não é competitivo comparado ao gás americano (obtido do xisto betuminoso) ou ao gás russo. O Brasil é rico em vários recursos, mas não nesse. Não temos tanto gás como gostaríamos de ter e o que temos não é exatamente ao preço que gostaríamos que tivesse”, explicou Tolmasquim.

Além do Acadêmico Tolmasquim, participaram como debatedores o diretor-presidente da Enauta, Décio Oddone, o secretário executivo da ABESPetro, Telmo Ghiorzi, o CEO da Petrogal Brasil, Daniel Elias, o diretor de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Engie Brasil, Gil Maranhão Neto e o presidente da Shell Brasil, Cristiano Pinto da Costa, além da vice-diretora da COPPE/UFRJ, a professora Suzana Kahn que foi mediadora do debate.

Acadêmicos que dirigiram a COPPE/UFRJ participam de vídeo pelos 60 anos da instituição

Vídeo conta a história da Coppe/UFRJ e seu papel ao longo desses anos

Na abertura do evento, foi exibido um vídeo comemorativo pelos 60 anos da COPPE/UFRJ que traz depoimentos dos Acadêmicos Edson Watanabe, Luiz Bevilacqua, Nelson Maculan, Paulo Alcantara Gomes, Sandoval Carneiro Junior, Segen Farid Estefen, todos ex-diretores da COPPE, além do Acadêmico Romildo Toledo, atual dirigente da instituição.

No vídeo, eles relembram os desafios da instituição ao longo de sua história e falam sobre o papel da COPPE na sua contribuição para o desenvolvimento do País. O vídeo, assim como todo o debate está disponível no canal da COPPE no YouTube.