Theodoro Augusto Ramos

Cadeira: 196
Atual Ocupante: Paulo Cesar Pellanda
Posse 2020

Theodoro A. Ramos (1895-1936) graduou pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro em engenharia civil, em 1917. Em 25/06/1918 ele obteve, pela mesma instituição, o grau de doutor em Ciência Físicas e Matemáticas ao defender sua tese intitulada “Sobre as Funções de Variáveis Reais”. Em 1918 conseguiu uma posição acadêmica na Escola Politécnica de São Paulo, em cuja cidade fixou residência.

Na Escola Politécnica de São Paulo ele lecionou a cadeira “Mecânica Racional” e foi professor catedrático da cadeira “Vetores. Geometria Analítica. Geometria Projetiva e Aplicação à Nomografia”. Foi membro da Academia Brasileira de Ciências.

Theodoro Ramos foi possivelmente o mais brilhante e produtivo matemático brasileiro de sua geração. Publicou trabalhos em Análise Matemática, Geometria, Física Matemática, Engenharia. Sua tese de doutorado introduzira no Brasil a análise matemática moderna.

Foi comissionado pelo governador paulista para ir à Europa contratar bons professores para a FFCL da USP. Dessa forma, a partir de 1934, vieram para a FFCL da USP renomados professores europeus, dentre eles os seguintes: Luigi Fantappiè, Gleb Whatagin, Fernand Broudel, Paul Arbousse-Bastide, Claude Lévy-Strauss, Ernest Breslau.

A FFCL da USP foi uma instituição concebida para ser um grande centro de pesquisa científica básica associada ao ensino. Theodoro Ramos fez parte do grupo de brasileiros ligados à ciência do início do século que combateu a influência da ideologia positivista sobre a elite intelectual brasileira. O ciclo de ruptura daquela influência for iniciado em 1898 por Otto de Alencar (1874-1912), que foi aluno e depois docente da Escola Politécnica do Rio de Janeiro.

Fonte: http://www.dmm.im.ufrj.br/doc/ramos.htm