Manoel Ferreira da Câmara Bittencourt Aguiar e Sá

Atual Ocupante: Oswaldo Luiz do Valle Costa
Posse: 2017

Nasceu em Santo Antônio de Itacambira, em área da Demarcação Diamantina, em 1764. Foi educado na Bahia junto com seu irmão, José de Sá Bethencourt e Accioli, por sua tia d. Maria Isabel de Sá, proprietária de minas de ouro em Caeté, Minas Gerais. Ingressou na Universidade de Coimbra em 1783, tendo frequentado os cursos de leis e filosofia natural (1784); foi diplomado em ambos em 1788. Na Universidade de Coimbra, conheceu José Bonifácio de Andrada e Silva. Foi eleito membro da Academia Real das Ciências de Lisboa em 1789. Recebeu uma bolsa de estudos do governo português para fazer uma viagem científica pela Europa, no campo da metalurgia e da mineração, ao lado de José Bonifácio e Joaquim Pedro Fragoso (1790).

Visitou importantes centros de extração mineral, tendo visitado França, Holanda, Saxônia, Áustria, Itália, Suécia, Noruega, Dinamarca e Inglaterra. Em 1798, ao fim de sua viagem científica, foi contratado pelo Estado português para ser o consultor do governo em assuntos de minas e metalurgia. Em 1800 foi nomeado intendente-geral das minas, na província de Minas Gerais e Serro Frio, mas seguiu inicialmente para Bahia, onde permaneceu de 1801 a 1807.

Chegou a Vila Rica em 1807, tendo permanecido à frente da administração do Distrito Diamantino até 1823. Em 1809 iniciou a construção da Real Fábrica de Ferro do Morro do Pilar, em Minas Gerais, que fabricou ferro gusa de 1814 a 1822, quando foi fechada. Demitiu-se do cargo de Intendente em 1822, quando ingressou na vida política ao ser eleito membro do Conselho dos Procuradores Gerais das Províncias do Brasil (1822), deputado por Minas Gerais na Assembleia Nacional Constituinte (1823) e senador (1827-1835).

Foi membro de importantes associações científicas, como a Academia de História Natural de Edimburgo e a Real Academia de Ciências de Estocolmo. Publicou inúmeros trabalhos na área científica além de estudos e pareceres. Foi desembargador dos Agravos da Casa de Suplicação, conselheiro honorário da Fazenda no Conselho de d. João VI, dignitário honorário da Ordem Imperial do Cruzeiro e Comendador da Ordem de Cristo. Morreu na Bahia, em 13 de dezembro de 1835.

Fonte: http://mapa.an.gov.br/index.php/publicacoes/70-assuntos/producao/publicacoes-2/biografias/442-manuel-ferreira-da-camara-de-bittencourt-e-sa