Manoel Amoroso Costa

Atual Ocupante: Atila Pantaleão Silva Freire
Posse: 2019

Manoel Amoroso Costa formou-se como engenheiro civil na Escola Politécnica, em 1906, e um ano depois concluiu o bacharelado em ciências físicas e matemáticas. Em 1924, já era catedrático na Escola Politécnica em Trigonometria Esférica, Astronomia Teórica e Prática de Geodesia. Participou da fundação da Sociedade Brasileira de Ciências em 1916, onde ocupou o cargo de segundo secretário, por dois mandatos, e de diretor da Seção de Ciências Matemáticas.

Como presidente da Seção de Ensino Técnico e Superior da Associação Brasileira de Educação (ABE), promoveu palestras de pesquisadores, como de Paul Langevin e do matemático, Jacques Hadamard. Por sua participação no movimento de renovação da educação das duas primeiras décadas do século, foi eleito em 1928 presidente da ABE.

O cientista ficou famoso por suas conferências nas quais fazia críticas ao positivismo e apresentava novas teorias da matemática e da física. É considerado o primeiro divulgador e expositor da teoria da relatividade de Einstein (especial e geral). Em 1922, publicou “Introdução à teoria da relatividade”, resultado de conferências realizadas na Escola Politécnica.

No artigo “Pela Ciência Pura”, publicado em 1923, propôs uma política de longo prazo que buscasse a formação de verdadeiros cientistas e o desenvolvimento científico brasileiro.

Considerado como um dos mais expressivos cientistas da década de 1920, Manoel Amoroso Costa (1885-1928) destacou-se ativamente na divulgação científica, especialmente por meio de suas conferências e livros publicados.

Sua atuação em favor da ciência foi interrompida, em 1928, com sua morte no trágico acidente do hidroavião Santos Dumont, que caiu nas águas da Baía de Guanabara.

Fonte: Fonte: http://www.fiocruz.br/brasiliana/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=154&sid=30