Joaquim Cândido da Costa Senna

Atual Ocupante: Katia Lucchesi Cavalca Dedini
Posse: 2014

Joaquim Cândido da Costa Senna nasceu em Conceição do Mato Dentro (MG), em 1852 e faleceu em 1919, em Belo Horizonte. Foi diretor e professor da Escola de Minas de Ouro Preto, deputado, senador, Presidente do Estado de Minas Gerais, membro efetivo da Sociedade de Mineralogia de Paris, membro efetivo da Sociedade Imperial de Mineralogia de S. Petersburgo, membro efetivo da Sociedade Geológica de Paris, membro efetivo da Sociedade de Geologia de Berlim, membro do Congresso Científico Latino-Americano, membro da Academia Mineira de Letras.

Na Escola de Minas de Ouro Preto, além de se formar em engenharia, ocupou o cargo de diretor e professor nas disciplinas, Mineralogia e Geologia, Física e Química. Exerceu ainda, temporariamente, a função de Secretário da Escola de Minas. Representou Minas na “Exposição de Mineração e Metalurgia” no Chile e no Congresso Científico Pan-Americano no mesmo país. Pouco depois foi encarregado de organizar as seções de Mineralogia nos museus do Brasil localizados em Genebra e Paris e nomeado comissário-geral do Brasil na Exposição de Turim. Seu envolvimento com a ciência o fez participar de várias instituições científicas e culturais.

Membro do Partido Republicano Mineiro que foi criado ainda durante o Império e tinha como principal objetivo representar os ideais republicanos e oligárquicos da elite agrária do Estado de Minas Gerais. Participou da Constituinte Mineira como deputado e depois foi eleito senador.

Fonte: https://www.mg.gov.br/governador/joaquim-candido-da-costa-senna