Durante o seminário “A Engenharia Transformando o Brasil”, o presidente Mário Menel assinou acordos de cooperação da ANE com a Academia Panamericana de Ingeniaría (API) e com o Cigre-Brasil. O presidente da API, José Domingo Pérez, e o Diretor Técnico do Cigre-Brasil, Antonio Carlos Barbosa, participaram da cerimônia. O objetivo é que as entidades desenvolvam ações conjuntas que contribuam para a valorização da engenharia e desenvolvimento do País.
“A gênese deste acordo emana de uma iniciativa que tomamos com o propósito de juntos, disponibilizarmos o melhor de nossos profissionais para que as nações do G-20, ao se reunirem no Brasil, dessem prioridade a educação e desenvolvimento de engenharia; a mitigação de danos causados por desastres naturais; e ações afirmativas para aliviar o impacto das mudanças climáticas. Juntos colaboraremos para a ordem e o progresso do Brasil, das Américas e do mundo inteiro”, disse José Domingo.
O presidente da API fez questão de agradecer de forma calorosa ao Acadêmico Paulo Alcantara Gomes pelo apoio recebido para a assinatura do acordo. “Quem não foi seu discípulo na universidade, mas teve a sorte de conhecer sua concepção de engenharia e como os engenheiros contribuem para o desenvolvimento da sociedade, das pessoas e do mundo, conhece a qualidade do grande profissional e do melhor ser humano que é. A colaboração de Paulo para alcançar o Acordo de Colaboração hoje assinado foi mais do que instrumental”, concluiu José Domingo.
“É uma honra e grande satisfação para o Cigre ter a Academia Nacional de Engenharia como associada coletiva do Cigre-Brasil e já estamos prontos para acertar colaborações de cunho de pesquisa, que é o que o Cigre saber fazer”, destacou o Diretor Técnico do Cigre-Brasil, Antonio Carlos Barbosa.