Entre os dias 25 de agosto e 29 de setembro será realizado o I Ciclo de Palestras de Física Estatística e Sistemas Complexos, promovido pelo Departamento de Física do Instituto de Ciências Naturais da Universidade Federal de Lavras (UFLA), com o objetivo mostrar a diversidade de aplicações desta área de pesquisa. O evento abordará assuntos de interesse para o público geral e, particularmente, para aqueles ligados às áreas de física e engenharia.

Durante as quatro semanas, toda quarta-feira, às 17h30, será realizada uma palestra com especialistas que falarão sobre dinâmica de sistemas complexos em diferentes áreas do conhecimento, engenharia de sistemas complexos, aprendizado estatístico na ciência de dados, a água na era dos nanotubos de carbono, termodinâmica de osciladores harmônicos, dentre outros assuntos.

Entre os palestrantes está o Acadêmico José Roberto Castilho Piqueira que no dia 15 de setembro abordará o tema “Engenharia e Sociedade”.  O Acadêmico irá falar sobre o progresso tecnológico e a necessidade da preservação da vida e do meio-ambiente.

As inscrições são gratuitas via sig.ufla.br e as palestras serão transmitidas pelo youtube no canal do Departamento de Física-UFLA. O período de inscrição será de vai até o dia 24/08. Para ficar por dentro da programação e mais informações, siga o DFI no instagram@depfisica_ufla.