Waldimir Pirró e Longo

Posse: 1991
Cadeira: 188
Patrono:  Ricardo Franco de Almeida Serra

Oficial do Exército Brasileiro pela Academia Militar das Agulhas Negras (1955), tem graduação em Engenharia Metalúrgica pelo Instituto Militar de Engenharia (1959), mestrado (ME ,1969) e doutorado (PhD,1970) em Engenharia e Ciência dos Materiais e Metalurgia pela University of Florida e Livre Docência pela Universidade Federal Fluminense-UFF (1976).

Fez os Cursos de Direção para Engenheiros Militares da ECEME (1977) e de Altos Estudos de Política e Estratégia da ESG (1986). É professor titular aposentado da Universidade Federal Fluminense. Atualmente é pesquisador do Instituto de Estudos Estratégicos-INEST da UFF.Tem experiência na área de Engenharia , com ênfase em Política e Gestão da Tecnologia e da Inovação, e na área de Defesa. Seus temas de interesse são: educação tecnológica, política e gestão em CT&I e a inter-relação entre CT&I e Defesa.

É portador de inúmeras honrarias, dentre as quais a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico e os títulos de Pesquisador Emérito do CNPq e de Professor Emérito da UFF, Dentre as inumeras chefias que exerceu destacam-se: vice presidente da FINEP, presidente da Empresa Fluminense de Tecnologia-FLUTEC, pró-reitor de pequisa e pós graduação da UFF, diretor do Observatório Nacional-ON.