Vahan Agopyan

Posse: 2013
Cadeira: 28
Patrono: Ary Frederico Torres

Vahan Agopyan, de origem armênia, nasceu em Istambul, na Turquia, e mudou-se para o Brasil ainda criança. A curiosidade aguçada e o interesse em descobrir como tudo funcionava fizeram da Engenharia uma escolha natural na hora de optar por uma profissão. “Sempre tive curiosidade de fazer as coisas e a Engenharia tem isso, então pensar em fazer o ensino médio científico de preparação para o vestibular de escolas de Engenharia foi uma escolha natural”, lembra.

Formado em engenharia civil (1974), e mestre em Engenharia Urbana e de Construções Civis (1978) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), concluiu o doutorado em Londres, pelo King´s College London (1982) e regressou ao país para assumir compromissos com a vida acadêmica.

Desde janeiro de 2023 é Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, preside o Conselho do CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável e participa do Conselho Deliberativo do Instituto de Engenharia e de outros colegiados. É professor titular aposentado de Materiais e Componentes de Construção Civil da Escola Politécnica da USP.

Na Universidade de São Paulo, foi Diretor da Escola Politécnica, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Vice-Reitor e Reitor. Foi Diretor Presidente e conselheiro do IPT, Vice-Presidente e conselheiro do International Council for Research and Innovation in Building and Construction (CIB), Presidente do Conselho Superior do Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares (IPEN) e membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Tem experiência na área de Construção Civil, com ênfase em Materiais e Componentes, atuando principalmente com materiais reforçados com fibras. Mais recentemente, dedica-se aos estudos da qualidade e sustentabilidade da Construção Civil. É Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, Eminente Engenheiro do Ano, Personalidade da Tecnologia, Cidadão Paulistano, membro da API – Academia Panamericana de Engenharia (API). Recebeu o Prêmio Professor Emérito – Rui Mesquita 2023 e o título de Cavalheiro da Légion D’Honneur da República da França.

Orientou 23 Teses de Doutorado, 25 Dissertações de Mestrado e 7 alunos em Iniciação Científica. Tem dezenas de artigos publicados nas mais importantes revistas de engenharia e em anais de congressos.