Sergio Colle

Posse: 2013
Cadeira: 44
Patrono: Caspar Erich Stemmer

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1970, com mestrado e doutorado na mesma área pela COPPE / UFRJ em 1972 e 1976, respectivamente. É consultor ad hoc do Programa de Capacitação Institucional – PCI, do Ministério da Ciência e Tecnologia. É Professor Titular da UFSC desde 1976.

Suas linhas de pesquisa abrangem as áreas de tubos de calor para controle térmico de satélites, termodinâmica aplicada a ciclos de refrigeração termo-movidos, transferência de calor em cabos óticos, sistemas térmicos de conversão de energia, sistemas híbridos de geração solar diesel-fotovoltaico, refrigeração por absorção assistida com energia solar, sistemas de aquecimento solar compactos para consumidores de baixa renda, solarimetria e mapeamento do recurso solar baseado em dados de satélite.

Foi coordenador de projetos de cooperação internacional com a Alemanha, dos quais resultaram a implantação do Laboratório de Energia Solar e com o apoio da Agência Espacial Brasileira, o Laboratório de Tubos de Calor para Controle Térmico de Satélites, ambos laboratórios do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC.

Desses projetos resultou, em parceria com o CPTEC/INPE, o Atlas de Radiação Solar do Brasil, editado pelo INMET em 1998. Foi articulador no Brasil e co-executor do projeto SWERA (Solar Wind Energy Resource Assessment), financiado pela UNEP/GEF, do qual resultou a mais completa base de dados de radiação solar do Brasil e cujo desdobramento, foi a implementação pelo MCT do projeto SONDA (Sistema de Organização de Dados Ambientais para o Setor de Energia), sob a coordenação do CPTEC/INPE e co-executado pelo LABSOLAR (presentemente LEPTEN). Foi o idealizador e coordenador científico do projeto de demonstração e monitoração de sistemas de energia solar conjugados a chuveiros elétricos, financiado pelo programa de P&D CELESC – ANEEL, no Condomínio Residencial Solar Buona Vita da Caixa Econômica Federal em Florianópolis. Os resultados da pesquisa constituem-se em referência nacional para avaliar o impacto da energia solar na redução do pico de demanda dos chuveiros elétricos de consumidores de baixa renda.

Coordenou projetos também na área simulação e otimização de plantas de etanol, validação de modelos de transferência de calor para cabos de telecomunicação OPGW e aplicação de modelo de simulação atmosférica à gestão de ampacidade de condutores em linhas de transmissão da rede nacional. Publicou dois livros registrados no ISBN, o primeiro com 1088 páginas, intitulado “Lições de Termodinâmica Clássica”, organizado em seis volumes e o segundo, com 386 páginas, intitulado “Elementos da Teoria Clássica do Eletromagnetismo e sua Aplicação à Óptica Geométrica”. O autor foi agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Científico Nacional em 2008, com a Medalha Professor João Davi Ferreira Lima, em 2010, concedida pela Câmara Municipal de Florianópolis aos educadores que se distinguiram na história do município.