Mario Veiga Ferraz Pereira

Posse: 2017
Cadeira: 7
Patrono: Alcir José Monticelli

Engenheiro eletricista com possui mestrado e doutorado em otimização.  Fundou a PSR em 1987 e foi CEO da empresa até dezembro de 2018, quando se tornou Chief Innovation Officer (CINO). No Brasil, ele assessorou a maioria dos investidores internacionais e locais na contratação de estratégias, aquisições e investimentos em nova capacidade.  Foi também o principal conselheiro presidencial na gestão da crise energética de 2001 e no desenho das novas regras do mercado da eletricidade em 2004.

Ele foi o principal formulador dos leilões de contratação de energia do país (80 GW de nova capacidade de geração contratada desde 2005, por aproximadamente US $ 550 bilhões); co-projetou o programa de bioeletricidade do país (biomassa de cana-de-açúcar); e desenvolveu metodologias para leilões de energia eólica. Algumas de suas recentes atividades de consultoria internacional incluem o desenvolvimento de um modelo de planejamento de geração para o Pacific Northwest dos EUA; um sistema de previsão de preços para o Nordpool Escandinavo; reforma dos mercados de eletricidade da Turquia, Vietnã e México; estudo de interconexão de 8 países sul-americanos; e estudos para integração de geração renovável em vários países do mundo.

Dr. Veiga é um desenvolvedor líder de métodos avançados de otimização. Seu algoritmo de programação dinâmica dual estocástica (SDDP) é uma referência mundial e é aplicado em dezenas de países. Ele também desenvolveu novos métodos para o planejamento ótimo da expansão e avaliação da confiabilidade de suprimento. Dr. Veiga é Fellow do IEEE; membro eleito da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Nacional de Engenharia; recebeu a Medalha Presidencial do Rio Branco por sua contribuição ao setor elétrico brasileiro; a Medalha de Mérito Científico por suas contribuições de pesquisa; e é co-recipente do Prêmio Franz Edelman pelo desenvolvimento de ferramentas de otimização estocástica para a operação de sistemas hidrotérmicos. Ele é autor e co-autor de quatro livros e cerca de 200 artigos em periódicos internacionais