Flavio Henrique Lyra da Silva

Atual Ocupante: Hugo de Oliveira Piva
Posse: 2011

Flavio H. Lyra nasceu na década de 10 do século passado, foi formado no Colégio Santo Inácio e com tenra idade entrou na Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil (UFRJ). Tão jovem que era, teve que interferência judicial para o ingresso na Universidade por questão de idade. Após os cinco anos na Universidade foi graduado em engenharia civil e engenharia eletrotécnica com distinção.
Trabalhou inicialmente no Rio de Janeiro e em construção civil. Com o advento da II Guerra Mundial cursou a California Institute of Technology CALTEC, tendo sido pós graduado em engenharia aeronáutica.
Desde muito cedo após a graduação, ingressou no corpo docente da Escola Nacional de Engenharia sempre em tempo parcial, ministrando aulas no curso de engenheiros civis, na especialidade de obras hidráulicas. Nesta função Lyra permaneceu formando destacados engenheiros na disciplina de Aproveitamentos de Energia Hidráulica na UFRJ até 1970
Com a fundação da CEMIG no governo estadual de Juscelino Kubitschek de Oliveira, Lucas Lopes como presidente e John Reginald Cotrim como diretor técnico, Flavio H. Lyra acumulava a coordenação técnica da implantação da hidroelétrica de Itutinga com a diretoria financeira da CEMIG.
Com a eleição de Kubitschek para a presidência da república, Lucas Lopes passou a ser o presidente do BNDE e John Cotrim e Flavio H. Lyra integraram a diretoria executiva de Furnas nos cargos de Presidente e diretor técnico, respectivamente. O sucesso da implantação de Furnas, na época uma das maiores hidroelétricas do planeta, garantiu a ampliação da empresa que passou a implantar uma sucessão de empreendimentos arrojados como as hidroelétricas de Estreito, Funil, Porto Colômbia, Marimbondo, Itumbiara, a termoelétrica de Santa Cruz e extenso sistema de transmissão. Essa diretoria foi mantida por longos anos, tendo atravessado vários governos federais.
No início do governo Ernesto Geisel e início da implantação da hidroelétrica de Itaipu, Cotrim foi para a diretoria técnica de Itaipu e Lyra passou a ser consultor desta obra e chefe da junta de consultores internacionais. Além disso, Lyra instalou a Enge-Rio, inicialmente pequena consultora de engenharia de infraestrutura. Essa consultora cresceu com desenvoltura e passou a ser uma das maiores consultoras do País, tendo participado de inúmeros projetos de destacadas obras no território nacional e no exterior. Dentre estas cabe realçar as hidroelétricas de Itaipu, Segredo, Xingó, Paulo Afonso IV, Itaparica, Sobradinho, Balbina, Igarapava, São Simão, Água Vermelha, Ilha Solteira e Tucurui no Brasil e hidroelétricas na Argentina, na África e na China, além de projetos industriais e de transporte.
Flavio H. Lyra foi fundador do prestigioso Comitê Brasileiro de Barragens que dirigiu como presidente por vários mandatos (1962-1976), tendo sido também presidente da Comissão Internacional de Grandes Barragens (1976-1979). Foi membro da Academia Nacional de Engenharia da qual é presentemente patrono.