Edgar Dutra Zanotto

Posse: 2014
Cadeira: 43
Patrono: Casimiro Montenegro Filho (Marechal do Ar)

O professor Edgar Zanotto possui diplomas de Engenharia de Materiais (B.Sc), Física (M.Sc) e Tecnologia de Vidro (Ph.D). Atua no ensino e na pesquisa desde 1977. Coordenou mais de 90 projetos de pesquisa financiados por órgãos públicos e cerca de 30 projetos em parceria com empresas do Brasil, França, EUA, Liechtenstein e Japão, que incluem as quatro de maior destaque em suas áreas de atuação. Suas atividades de pesquisa e colaboração do Laboratório de Materiais Vítreos da UFSCar concentram-se na “cinética de cristalização e propriedades de vidros e vitrocerâmicas”. Suas pesquisas abrangem estudos puramente científicos e o desenvolvimento de novos materiais. O grupo tem como objetivo compreender e aprimorar ou desenvolver modelos de nucleação e crescimento de cristais em vidros, cinética e mecanismos de cristalização superficial e volumétrica, correlações entre estrutura molecular e mecanismos de nucleação, processos de difusão, sinterização com cristalização concorrente, relaxação e propriedades. Recentemente, tem trabalhado em métodos de Inteligência Artificial para prever propriedades e desenvolver novos óculos. Publicou aproximadamente 400 artigos e 30 capítulos de livros e registrou 30 patentes sobre esses temas.

Professor Zanotto é editor do Journal of Non-Christine Solids e membro do conselho da International Materials Reviews, Materials Research (Ibero-american) – editor fundador, 1998-2010; Materials (Suíça), S-Nature Applied Sciences (Reino Unido), International Journal of Applied Glass Science (EUA), Bulletin de la Sociedad Espanola de Ceramica y Vidrio (Espanha), Papers in Physics (Argentina), Iranian J. Materials Science e Tecnologia (Irã) e Cerâmica (Brasil).

É membro da Academia Mundial de Cerâmica, da Academia Mundial de Ciências (TWAS), da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Brasileira de Engenharia, da Academia de Ciências de São Paulo, e membro da Fundação Fulbright, Society of Glass Technology UK. , Sociedade Americana de Cerâmica e Sociedade Brasileira de Cerâmica. Ele é membro do conselho da Comissão Internacional de Vidro (ICG), da Federação Internacional de Cerâmica e do Instituto FunGlass.

Zanotto presidiu 6 dos mais importantes congressos internacionais sobre vidro e atuou como membro do comitê científico de aproximadamente 50 outros congressos. Proferiu mais de 160 palestras convidadas e cerca de 40 palestras plenárias em congressos nacionais e internacionais. Zanotto recebeu 59 prêmios, entre eles o Prêmio Almirante Álvaro Alberto de Ciência e Tecnologia (2012), a Ordem Nacional do Mérito Científico (Comendador, 2006), Grã-Cruz 2018, Nanocell 2017, Confap 2023, Prêmio TWAS de Engenharia 2010, e seis dos os prêmios e homenagens mais essenciais para pesquisa em vidro (Prêmio Zachariasen 1990 da J. Non-Crystalline Solids, Prêmio Gottardi 1993 da Comissão Internacional de Vidro e Prêmio G. W. Morey 2012 da American Ceramic Society), e concedeu alguns dos mais importantes palestras de premiação sobre vidro: W.E.S. Turner Memorial Lecture (Reino Unido), Alfred Cooper Award Lecture (EUA);  Palestra Memorial Samuel Scholes (EUA).

Zanotto contribuiu para a academia, a indústria e a sociedade em diversos cargos executivos e consultivos: cofundador com G. Solórzano da Sociedade Brasileira de Pesquisa de Materiais (SBPMat) = MRS brasileira, cocriador do programa de doutorado em engenharia e ciência dos materiais (Capes nível 7), coordenador adjunto do Conselho Científico da FAPESP no período 1995-2005, ex-vice-presidente e atualmente Conselheiro Emérito e Diretor da Associação Brasileira de Cerâmica, Presidente do Conselho Curador do Parque de Alta Tecnologia (ParqTec ) em São Carlos, Conselheiro do IMPA e primeiro presidente do Conselho Científico do Instituto Serrapilheira. Por fim, é ex-presidente do Comitê de Cristalização do ICG, ex-diretor e ex-presidente da GOMD-American Ceramic Society.