Altino Ventura Filho

Posse: 2019
Cadeira: 27
Patrono: Arnaldo Rodrigues Barbalho

Altino Ventura Filho é Engenheiro Eletricista formado pela EE/UFPE-Escola de Engenharia/Universidade Federal de Pernambuco, em 1965. No período 1963/1965, quando estudante de engenharia, cursou Física e Energia Nuclear no Centro de Energia Nuclear da UFPE. Na EE/UFPE foi Professor durante cinco anos, participando do Ensino da Cadeira de Medidas Elétricas e Magnéticas e da Cadeira de Circuitos Elétrico e Eletromagnetismo. Participou de diversos cursos no Brasil e no Exterior (Japão e França) sobre energia e publicou diversos artigos técnicos em seminários, “workshops” e revistas técnicas. Ministrou palestras, no Brasil e no Exterior, em cursos e fóruns de debate sobre energia, inclusive no Congresso Nacional.

Como Engenheiro, iniciou suas atividades no planejamento do sistema elétrico do nordeste do Brasil, na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste. Ingressou na ELETROBRÁS, em 1972, tendo sido Engenheiro/Chefe da Divisão de Planejamento da Geração, do Departamento de Geração e do Departamento de Estudos Energéticos. Durante cinco anos, foi Assistente da Diretoria e Secretário Executivo do GCPS-Grupo Coordenador de Planejamento dos Sistemas Elétricos, Grupo responsável pelo planejamento do sistema elétrico/energético nacional.

Foi Coordenador Técnico Internacional do Subcomitê de Planejamento de Sistemas Elétricos da CIER-Comissão de Integração Elétrica Regional. Representou o Brasil e a ELETROBRAS no Grupo Internacional de Planejamento de Programas de Geração Nuclear dos Países em Desenvolvimento da AIEA-Agência Internacional de Energia Atômica da ONU, em Viena, Áustria.