Simpósio Internacional de Medições de Campo em Geomecânica

 

Entre os dias 16 e 20 de julho será realizada a 10ª Edição do Simpósio Internacional de Medições de Campo em Geomecânica –  FMGM2018, no Rio de Janeiro. O objetivo principal deste evento é disseminar a cultura do Método Observacional/Instrumentação e destacar a devida importância na cadeia produtiva da Engenharia Geotécnica. Além de uma relevante e consistente programação técnica, esforços foram realizados para ampliar a comunicação com outros segmentos fundamentais na consolidação e fortalecimento desta área de conhecimento, com destaque ao Setor Segurador e às Agências de fomento a Inovação.

A programação técnica inclui: palestras especiais proferidas por renomados especialistas; sessões especiais sobre: tuneis; barragens, fatores humanos, padronização e calibração (Contribuição Europeia e Latino Americana-Brasil, Chile, Costa Rica, Paraguai e Venezuela); workshops: Aspectos Práticos da Instrumentação de Campo, Sensoriamento Remoto e, Tratamento e Visualização de Dados. Haverá ainda sessões técnicas e exposição (feira) de instrumentos, de sistemas de aquisição e transmissão de dados, incluindo demonstrações (por várias empresas líderes mundiais) de tecnologias avançadas de monitoramento.

Abrangendo os setores fundamentais, haverá a Sessão Especial: Integrating field measurements and insurance. Insurance timeline. Acceptable risk processes. Regulations issues, com a participação das principais Companhias Seguradoras que atuam no nosso país.

Ainda dentro dessa mesma abrangência, está a inclusão efetiva, neste evento, da temática sobre políticas públicas de fomento ao desenvolvimento tecnológico. Isto, diante da constatação de que, na área da Instrumentação, a nossa defasagem tecnológica é muito significativa. Surge então, a necessidade da atuação das agências de fomento no sentido de modificar este cenário. Neste âmbito, destacamos a participação das duas mais importantes agências de fomento à Inovação do nosso país: A Financiadora de Estudos e Projeto (FINEP) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), promovendo a divulgação dos respectivos programas de apoio ao desenvolvimento tecnológico e à Inovação.

 

Serviço

10th International Symposium on Field Measurements in Geomechanics – FMGM2018

Local: Centro de Convenções Windsor Barra –