Serrapilheira recebe inscrições para financiamento de projetos

Prazo termina no dia 15 de setembro, às 15 horas

 

SERRAPILHEIRA

O Instituto Serrapilheira recebe inscrições para a primeira Chamada Pública para projetos de pesquisa científica nas áreas de ciências da computação, ciências da terra, ciências da vida, engenharias, física, matemática e química. O prazo para submissão de propostas vai até o próximo dia 15, às 15 horas (horário de Brasília), no site do instituto. Os projetos devem ser escritos em inglês e enviados em dois formatos: um abreviado e anônimo – cinco páginas (proposta curta) e outro mais detalhado – de 10 a 15 páginas (proposta longa).

Os projetos selecionados devem ser divulgados em dezembro. Nesta primeira chamada pública serão selecionados 70 projetos que receberão até R$ 100 mil durante o prazo de um ano. Após essa etapa, os projetos serão avaliados e a partir dos resultados, serão escolhidos de 10 a 12 que continuarão recebendo apoio. Nessa segunda etapa, os projetos serão contemplados com aportes de até R$ 1 milhão para três anos de pesquisa. Uma parte desse aporte será condicionada ao cumprimento de critérios de diversidade, que serão definidos ao longo do primeiro ano. O objetivo desta condição é incentivar o treinamento de pesquisadores que façam parte de grupos sub-representados por cientistas apoiados pelo Serrapilheira.

Seleção

Podem participar do processo seletivo pesquisadores de instituições públicas e privadas em atuação no país que obtiveram o título de doutor depois de 1º de janeiro de 2007, com flexibilidade para mulheres que tenham passado por licenças-maternidade. É preciso ainda ter cargo permanente em universidade, instituto ou entidade (pública ou privada) brasileira que realize pesquisa científica e ser vinculado a universidades, institutos ou entidades sediadas no Brasil, públicas ou privadas, e que realizem pesquisa científica, entre outros requisitos (veja o regulamento completo).

Os projetos serão avaliados por um Conselho Científico formado por 12 cientistas que atuam no Brasil e no exterior. Os resultados serão publicados até o final de 2017. Para dúvidas e mais informações sobre a submissão de projetos acesse o site do Instituto Serrapilheira ou escreva para o e-mail: chamada@serrrapilheira.org.