Projeto coordenado pelo Acadêmico Reinaldo Castro Souza é premiado na sétima edição do Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (Citenel), em 24/08/2015

 

O projeto "Modelos de otimização do Despacho Hidrotérmico", coordenado pelo Acadêmico Reinaldo Castro Souza, professor do Departamento de Engenharia Elétrica da PUC-Rio, obteve o 2 º lugar entre os trabalhos desenvolvidos com recursos provenientes de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e eficiência energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).  Ele concorreu com cerca de 160 projetos e terminou premiado na sétima edição do Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (Citenel), realizado de 17 a 19 de agosto na Bahia.  O projeto, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), começou em 2010 e conta com financiamentos de empresas como a Duke Energy. A pesquisa está em sua segunda fase e tem previsão de conclusão em outubro deste ano.

Competiram no Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (Citenel) projetos beneficiados pela lei nº 9.9991/2000, que obriga concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica a aplicarem, anualmente, o montante de, no mínimo, 0,75% de sua receita operacional líquida em pesquisa e desenvolvimento (P&D) do setor elétrico e, no mínimo, 0,25% em programas de eficiência energética no uso final.

O projeto premiado já deu origem a uma Plataforma MDDH, quatro dissertações de Mestrado, uma tese de Doutorado, três artigos publicados em periódicos de elevada relevância (A1, B1 e B2), 12 trabalhos em eventos científicos nacionais e internacionais e também a criação do site para divulgação e gestão científica do projeto.

 

Fonte: Planeta universitário

http://www.planetauniversitario.com/index.php/ciencia-e-tecnologia-mainmenu-75/35108-puc-rio-modelos-de-otimizacao-do-despacho-hidrotermico

24/08/2015