Palestra: A Escola Superior de Guerra

General de Exército Décio Luís Schons vai mostrar a importância da ESG para o desenvolvimento do País, abordar os projetos da instituição e falar sobre conduta ética

 

 

O General de Exército Décio Luís Schons vai ministrar a palestra “A ESG – Escola Superior de Guerra”, no próximo dia 17, a partir das 18h, no Clube de Engenharia. Comandante da ESG, o General vai abordar a importância e o papel da escola para o desenvolvimento do País, os novos projetos da instituição, falar sobre conduta ética e mostrar o revigoramento da escola.“A mais importante missão da ESG é desenvolver atividades acadêmicas nos campos da produção e da disseminação de conhecimento e preparar civis e militares para o desempenho de funções de direção e assessoramento nos níveis político e estratégico relacionados à Defesa e às interações deste campo com aspectos atinentes à Segurança e ao Desenvolvimento Nacionais”, explicou o General.

O revigoramento da ESG também será abordado pelo palestrante. “A ESG encontra-se no caminho de seu revigoramento como centro de pesquisa e de estudos estratégicos, para ser um cadinho que atraia e catalise inteligências capazes de elaborar um pensamento político-estratégico original e relevante, em prol do desenvolvimento nacional. Seremos cada vez mais uma Escola articulada com institutos e universidades, participante, atuante e inserida na grande rede nacional de estudos e pesquisas nos campos da política e da estratégia, em benefício do Brasil”, declarou.

Subordinada diretamente ao Ministro da Defesa, a Escola Superior de Guerra – que este ano completa 69 anos -funciona como Centro permanente de estudos e pesquisas. “A ESG desenvolve estudos, análises de pesquisas e conhecimentos por intermédio do Centro de Estudos Estratégico, think tank da Escola, em condições de prestar assessoramento ao Sr. Ministro e a outras autoridades, mediante demanda, sobre assuntos críticos da atualidade.”, explicou o General.

Conduta ética também será um assunto desenvolvido na apresentação do General Décio Luís Schons.A importância da conduta ética no contexto da sociedade será abordada na palestra porque este tema é atual e relevante”, afirmou o general ressaltando que a ESG assenta suas bases, primeiramente, nos tradicionais Cursos de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), de que são exemplos o CAEPE, no Campus Rio, e o Curso de Altos Estudos de Defesa (CAED), iniciado este ano no Campus Brasília.

Na ESG desenvolvem-se ainda os cursos relacionados à área de defesa e a participação na formulação da correspondente doutrina de operações conjuntas, em estreita cooperação com as escolas co-irmãs das três Forças Armadas, com o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e com as diversas secretarias do Ministério da Defesa. “Destaca-se ainda o Instituto Cordeiro de Farias (ICF), que tem por missão oferecer os novos cursos do Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa (PPGSID), mestrado acadêmico em processo de reconhecimento pelo MEC. O Centro de Estudos Estratégicos (CEE) é o ‘think tank’ da ESG e do Ministério da Defesa (MD), encarregado de organizar e de participar de atividades diversas, como seminários, mesas redondas, painéis, sempre versando sobre assuntos de alto interesse na vida nacional. Além disso, o CEE produz estudos e presta assessoramento a altas autoridades do MD, mediante requisição destas. A ESG prepara-se para mais uma empreitada com a formação e desenvolvimento do Núcleo do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação e recentemente a ESG realizou a contratação de 15 (quinze) professores doutores para o seu Corpo permanente”, destacou o General Décio Luís Schons.

O evento é uma iniciativa da Academia Nacional de Engenharia (ANE) e do Clube de Engenharia, a palestra é gratuita e aberta a todos os interessados. Informações pelo e-mail: imprensaanebrasil@gmail.com.

 

Serviço
Palestra: “A ESG – Escola Superior de Guerra – General de Exército Décio Schons
Data: 17 de maio de 2018
Horário: 18 horas
Local: Auditório do 20º andar do Clube de Engenharia – Av. Rio Branco, 124 – Centro – Rio de Janeiro – RJ.