Almirante de esquadra apresenta palestra sobre o Programa Nuclear da Marinha no Ceará

O Almirante traçou um histórico do Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha (Prosub) que começou a operar em 1914

O almirante de esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Júnior ministrou no dia 9 de julho a palestra “Programa Nuclear da Marinha e Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub)”, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Promovida pela Academia Cearense de Engenharia em parceria com Academia Nacional de Engenharia (ANE), com a Sociedade Amigos da Marinha do Ceará e pelo Rotary Club de Fortaleza, a palestra tinha como objetivo apresentar o programa e mostrar seu valor estratégico para o país.

O assunto despertou o interesse e o auditório ficou lotado.  A palestra teve o objetivo de disseminar programas de alto valor estratégico para o país e que servem para incentivar e motivar a inovação e o empreendedorismo. O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) foi criado com a proposta de ampliar a estrutura nacional de defesa, incorporando à Força Naval quatro Submarinos Convencionais e um com propulsão nuclear, a serem construídos no País, com transferência de tecnologia, com exceção do Reator Nuclear que será desenvolvido no Brasil.

Apenas cinco países no mundo constroem e operam Submarinos com propulsão nuclear – Estados Unidos, Reino Unido, Rússia, França e China. O PROSUB nasceu a partir de um acordo de transferência de tecnologia entre Brasil e França, em 2008.O Programa vai dotar a Base Industrial de Defesa com tecnologias de ponta– segundo diretrizes previstas na Estratégia Nacional de Defesa. A concretização do PROSUB fortalecerá, ainda, diversos segmentos importantes da sociedade como: Universidades, Empresariado e Indústrias Nacionais, todos de considerável importância estratégica para o desenvolvimento econômico do País.

O presidente Francis Bogossian assistiu à palestra que já foi apresentada no Rio de Janeiro e informou que ela também deverá ser ministrada em Pernambuco para os membros da Academia Pernambucana de Engenharia.

Submarino brasileiro será lançado ao mar em dezembro

Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub): um programa para o país