Missa comemora os 30 anos do Instituto Tecgraf

 

convite

Para festejar os 30 anos do Instituto Tecgraf, dirigido pelo Acadêmico Marcelo Gattass, será celebrada nesta sexta, 26 de maio, uma missa comemorativa, presidida pelo reitor da PUC-Rio, Padre Josafá Carlos de Siqueira, S. J. A celebração será, às 17 horas, na Igreja Sagrado Coração de Jesus da PUC-Rio (Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea – Rio de Janeiro – RJ)

O Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico-Científico da PUC-Rio foi criado em 1987, tendo como missão o desenvolvimento, manutenção e expansão do ambiente de desenvolvimento de programas gráficos-interativos que utilizavam a biblioteca GKS/PUC (uma implementação do padrão internacional Graphical Kernel System). Em 1990, o Tecgraf passou a desenvolver ferramentas de validação do modelo geológico a partir de interpretação sísmica, além de simuladores de processos de formação das estruturas geológicas de forma integrada, com o objetivo final de reduzir o risco exploratório.

Em 2013, o Tecgraf tornou-se um Instituto da PUC-Rio, vinculado diretamente a vice-Reitoria de desenvolvimento, com o mandato de uma ação mais transversal na universidade. Com uma trajetória que se funde ao desenvolvimento técnico-científico do país, o Instituto é considerado um modelo brasileiro de sucesso em PD&I autossustentável. Ao longo destas três décadas, o Tecgraf/PUC-Rio se firmou como uma instituição sólida na área de tecnologia da computação do país ao desenvolver sistemas computacionais de ponta e inovadores para responder aos mais diversos desafios da indústria, com destaque para as áreas de Óleo & Gás, Entretenimento Digital, Medicina, Meio Ambiente e Militar.