Luiz Flávio Autran Monteiro Gomes prepara nova edição do livro “Tomada de decisão gerencial – enfoque multicritérios”

 

“Princípios e métodos para tomada de decisão” , de Luiz Flávio Autran Monteiro Gomes e Carlos Francisco Simões Gomes, estará disponível ainda este ano

Até o final deste ano chega às livrarias a 6ª edição do livro “Tomada de decisão gerencial – enfoque multicritérios”, agora intitulado “Princípios e métodos para tomada de decisão”, de autorias do Acadêmico e fundador da ANE Luiz Flávio Autran Monteiro Gomes e de Carlos Francisco Simões Gomes. Esta sexta edição será prefaciada pelo presidente da ANE, Francis Bogossian. A obra é destinada a profissionais de diversas áreas do conhecimento, reunindo conceitos e metodologias essenciais à estruturação, análise e resolução de complexos problemas decisórios, na presença de critérios múltiplos, tanto quantitativos como qualitativos, vários participantes, incertezas e imprecisões.

Embora tomar decisões relevantes seja um processo básico do ser humano, frequentemente configura-se como uma tarefa difícil, uma vez que envolve diversos aspectos simultâneos e uma decisão equivocada pode resultar muitas vezes em danos irreversíveis. “Existem várias técnicas que ajudam na hora de tomar decisões complicadas. Às vezes o problema é mal estruturado e antes de decidir é preciso organizar as ideias e estruturar as questões. São modelos matemáticos que ajudam na tomada de decisões”, explicam os autores, lembrando que o cenário em que se toma uma decisão hoje muda muito rapidamente e essa mudança pode afetar o resultado de um curso de ação escolhido.

Na obra, Luiz Flavio Autran Monteiro Gomes e Carlos Francisco Simões Gomes abordam também as armadilhas muitas vezes presentes em um processo decisório e que podem levar à uma escolha errada. “É preciso estar atento a essas armadilhas para evitar problemas. Em certas situações a decisão é adiada, o que é também um grande erro, pois é preciso decidir”, diz Autran, que se dedica ao assunto há quase quatro décadas, tendo sido pioneiro nos estudos nesta área no Brasil.

Entre os tópicos abordados destacam-se os métodos analíticos do Apoio Multicritério à Decisão, aplicações da Prospectiva e da Tecnologia de Informação no apoio à tomada de decisão, bem como técnicas auxiliares como a Teoria dos Jogos e a Estruturação de Problemas. A 6ª edição, publicada pela Editora Atlas, terá cerca de 400 páginas e está em fase final de produção, estando disponível até o final deste ano.