Luciano Décourt apresentará palestras do Prêmio Milton Vargas

O acadêmico Luciano Décourt é o responsável pelas palestras da 13ª edição do Prêmio Milton Vargas da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos (ABMS). Caberá a ele, proferir a palestra “Quebrando paradigmas na Engenharia de Fundações”, nas dez unidades regionais da entidade.

A apresentação será dividida em quatro etapas, onde o engenheiro vai abordar os ensaios SPT / SPT‐T; A falácia das fórmulas de capacidade de carga; A falácia do conceito de tensão admissível; Projetos de fundações de forma simples, rápida e confiável; Curva Básica; O Programa RDZ; Medidas de recalque transformadas em provas de carga; Sapatas estaqueadas; A Estaca – T; Fundações profundas; e concursos de previsão, entre outros pontos.

O engenheiro Luciano Décourt recebeu o Prêmio Manuel Rocha, biênio 1996‐1998 e o Prêmio Terzaghi, biênio 2002‐2004, ambos da ABMS, o Prêmio Milton Vargas outorgado pela Revista Fundações & Obras Geotécnicas, além de outros. Tem cerca de 150 trabalhos publicados e participou da redação de dois capítulos do livro Fundações: Teoria e Prática, ABMS‐ABEF, 1996. Confira a programação da palestras:

luciano