A história da Engenharia Geotécnica no Brasil

O Acadêmico Alberto Sayão apresentou o desenvolvimento da geotecnia no Brasil e falou sobre grandes obras da engenharia nacional

 

sayao
Alberto Sayão é o autor principal do livro “História da Engenharia Geotécnica no Brasil”

Um passeio pela história da geotecnia no Brasil. Assim pode ser definida a palestra “A história da Engenharia Geotécnica no Brasil” que o Acadêmico Alberto Sayão apresentou, no dia 6 de dezembro, na PUC-Rio. Em sua apresentação, Alberto Sayão, professor da instituição, resumiu a destacada atuação dos engenheiros geotécnicos brasileiros nos mais arrojados projetos e obras em território nacional desde o Império até os dias atuais.

Coordenador, editor e autor principal do livro “História da Engenharia Geotécnica no Brasil”, publicado pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), da qual foi presidente, o Professor Sayão apresentou um relato das mais impactantes realizações da engenharia nacional, incluindo barragens, obras marítimas, ferrovias, rodovias e fundações especiais, além de um relato sobre pesquisa tecnológica e sobre as contribuições dos geotécnicos para o desenvolvimento da profissão em âmbitos nacional e internacional.

“A história da engenharia geotécnica brasileira é motivo de orgulho para os engenheiros geotécnicos e de admiração para todos”, lembrou o Acadêmico Alberto Sayão. Com projeção de inúmeras imagens colhidas de eventos históricos da engenharia, sua palestra manteve o interesse de toda plateia que incluiu outros acadêmicos, representantes de empresas de engenharia e estudantes.