Francis Bogossian participa de posse de diretoria da ACE

Presidente da ANE abriu a cerimônia com discurso em defesa da Engenharia Nacional

 

_MG_0459
Em seu discurso, Francis Bogossian lembrou os desafios que a Engenharia tem pela frente

Convidado para abrir a cerimônia de posse do engenheiro civil Victor Frota Pinto na presidência da Academia Cearense de Engenharia (ACE), realizada no dia 20 de dezembro, o engenheiro Francis Bogossian, presidente da Academia Nacional de Engenharia (ANE), iniciou seu pronunciamento com uma breve apresentação da Academia e de seu papel na sociedade para em seguida abordar os desafios que a Engenharia tem pela frente.

Com dados estatísticos e muita informação, Francis Bogossian apresentou o panorama da difícil situação do país. “Empresários e dirigentes da indústria da construção receberam com grande preocupação o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre de 2017: apesar da manutenção da curva de crescimento da economia, com 0,1% positivo, a construção civil segue estagnada. No acumulado do ano, o setor já encolheu 6,1%.  É preciso estimular a indústria da construção.  Nós perdemos mais de um milhão de postos de trabalho! É preciso retomar”, destacou.

Francis Bogossian lembrou ainda que o país enfrenta desde 2015 uma de suas piores crises, com um crescente fechamento de postos de trabalho e contabiliza hoje mais de 50 mil engenheiros desempregados. “A engenharia nacional está sendo desmontada. A situação do país é extremamente preocupante!”, alertou. Mas apesar das dificuldades apontadas, Francis Bogossian afirmou que o Brasil tem capacidade de superar essas adversidades. “A ANE tem propostas para dinamizar significativamente o avanço do país e está pronta para junto com a ACE, ir de encontro ao desempenho de suas elevadas missões apoiadas na alta qualificação, no interesse pelo país e na vontade de seus membros”, encerrou.

Membros da ACE recebem homenagem

O engenheiro civil Victor Frota Pinto tomou posse da presidência da Academia Cearense de Engenharia (ACE) no dia 20 de dezembro, durante solenidade conjunta alusiva ao transcurso do Dia do Engenheiro (11 de dezembro). Victor Frota, um dos fundadores da academia, sucede o engenheiro-agrônomo Antônio Albuquerque Sousa Filho.

Ainda durante o evento, a ACE homenageou seus acadêmicos com a entrega do título Acadêmico do Ano e da medalha eng. aer. Casemiro Montenegro Filho.  O Crea-CE homenageou com o Troféu Crea-CE, os profissionais que se destacaram em suas áreas de atuação no ano de 2017.